Beijing – O setor de transporte da China manteve um crescimento estável em julho, com o aumento dos volumes de fretamentos e do fluxo de passageiros e o investimento em ativos fixos permanecendo forte, de acordo com dados oficiais divulgados na quarta-feira.
O setor movimentou 4,97 bilhões de toneladas de carga no mês passado, um aumento de 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior e mais rápido do que o crescimento de 2,9% em junho, disse Li Ying, porta-voz do Ministério do Transporte, em uma entrevista coletiva.
Especificamente, os volumes de frete aumentaram 4,5% para ferrovias, 3,3% para estradas, 3,4% para hidrovias e uma alta robusta de 15,3% para aviação civil.
A movimentação portuária em todo o país também se expandiu em um ritmo mais rápido. A carga movimentada pelos portos chineses atingiu 1,54 bilhão de toneladas em julho, um aumento de 6,9% em relação ao ano anterior, com a taxa de crescimento acelerando 2,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
A mobilidade de passageiros continuou a aumentar, refletindo uma demanda de viagens mais forte. Um total de 5,71 bilhões de viagens inter-regionais de passageiros foram registradas em julho, representando um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado e também uma melhoria de 0,7 ponto percentual ante junho.
Durante o período, o tráfego de passageiros ferroviário, hidroviário e da aviação civil aumentou ano a ano 6,6%, 2,1% e 3,9%, respectivamente. O fluxo de passageiros rodoviário aumentou 1,8% em termos anuais.
De janeiro a julho, as viagens de passageiros interregionais totalizaram 39,46 bilhões, aumento de 3,9% ano a ano.
O investimento em infraestrutura de transporte permaneceu em um nível alto. O investimento total em ativos fixos no setor atingiu 306,1 bilhões de yuans (cerca de US$ 43,05 bilhões) em julho. Desse total, o investimento ferroviário representou 77,1 bilhões de yuans, o investimento em rodovias 200,5 bilhões de yuans, o investimento em hidrovias 17,3 bilhões de yuans e em aviação civil 11,2 bilhões de yuans.
Até 2027, a China planeja concluir a construção e modernização de 300 mil quilômetros de estradas rurais e realizar manutenção e restauração de outros 300 mil quilômetros de estradas existentes.
A China também reparará 9.000 pontes inseguras, disse Li, acrescentando que a rede de ônibus deve ser expandida para cobrir 55% das aldeias.
“No geral, o setor de transportes manteve um impulso ascendente constante em julho”, disse Li.
