Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Atribuídas placas identificativas a quatro laboratórios nacionais em Macau

Macau – No dia 26, realizou-se na sede do governo da Região Administrativa Especial de Macau a cerimônia de entrega de placas de identificação oficial a quatro Laboratórios de Referência do Estado reorganizados. O ministro da Ciência e Tecnologia, Yin Hejun, conferiu pessoalmente as placas.

   Estiveram presentes na cerimônia o chefe do Executivo, Sam Hou Fai, o diretor do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, Zheng Xincong e o comissário do Ministério das Relações Exteriores da China na RAEM, Liu Xianfa, etc.

   Em seu discurso, Sam Hou Fai indicou que estes quatro laboratórios, com base em Macau e servindo o país, alcançaram resultados notáveis nas áreas de pesquisa e desenvolvimento científicos, transformação de conquistas científicas, formação de talentos e cooperação internacional.

   Ele acrescentou que o governo da RAEM irá coordenar de forma mais eficaz os trabalhos de interligação entre a ciência e tecnologia, talentos e indústria. Através de dois grandes projetos — Cidade Internacional Educadora (Universitária) de Macau-Hengqin e Parque Industrial de Investigação e Desenvolvimento das Ciências e Tecnologias de Macau — o governo se esforça na contribuíção única de Macau para a construção de uma nação tecnologicamente poderosa e para a realização de uma autossuficiência científica e tecnológica de alto nível.

   Yin Hejun afirmou no seu discurso que a atribuição das placas simboliza a integração formal dos quatro laboratórios de referência do Estado na RAEM no sistema de gestão destes laboratórios, tornando-os componentes fundamentais da força científica e tecnológica estratégica nacional.

   Ele dirigiu três expectativas aos laboratórios e ao setor científico de Macau. Primeiro, aproveitar as oportunidades da era e reforçar o sentido missionário. Segundo, fomentar um bom ambiente e atrair vigorosamente talentos. Terceiro, reforçar a articulação de recursos e promover uma integração aprofundada.

   Os quatro laboratórios de referência do Estado foram estabelecidos em Macau com a aprovação do Ministério da Ciência e Tecnologia da China em 2010 e 2018. A partir de 2024, os quatro laboratórios iniciaram trabalhos de otimização e reestruturação. Após rigorosos processos de consulta, avaliação, integração e otimização, obtiveram finalmente a aprovação do Ministério da Ciência e Tecnologia no início de 2025, integrando-se oficialmente no sistema nacional com as seguintes designações: Laboratório de Referência do Estado para Mecanismo e Qualidade da Medicina Chinesa, Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Integrados em Muito Larga Escala Analógicos e Mistos, Laboratório de Referência do Estado de Internet das Coisas para a Cidade Inteligente e Laboratório de Referência do Estado para a Ciência Lunar e Planetária. 

Sair da versão mobile