Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Destaque: Nova rota marítima renova impulso comercial entre China e Indonésia

Batam, Indonésia – Em meio ao som de buzinas de navios, um navio porta-contêineres partiu lentamente do Porto de Batam, na província das Ilhas Riau, na Indonésia.

A viagem marcou a inauguração de uma nova rota marítima direta operada pela gigante chinesa de transporte marítimo COSCO, de Batam ao Porto de Yangpu, na província insular de Hainan, no sul da China, aprimorando a conectividade marítima entre a China e o Sudeste Asiático.

“É uma grande honra estar hoje em Batam, uma cidade cheia de vitalidade e oportunidades, para ver o lançamento deste novo serviço direto”, disse Wang Wei, diretor-geral da COSCO Shipping Lines Indonesia, na cerimônia inaugural realizada na quinta-feira.

Ele observou que a nova rota que liga Batam a Yangpu é um passo essencial para o fortalecimento da conectividade regional. “As viagens diretas reduzirão o tempo de trânsito, os custos logísticos e trarão conveniência tangível para o comércio entre a China, a Indonésia e a região em geral”, disse ele.

Localizada na encruzilhada entre Indonésia, Cingapura e Malásia, Batam está no centro do “triângulo do crescimento” da cooperação trilateral. Como uma das primeiras zonas de desenvolvimento industrial da Indonésia, Batam, juntamente com duas ilhas vizinhas, formou uma zona de livre comércio em 2009, tornando-se uma janela importante para a abertura do país.

Nos últimos anos, Batam tem visto um rápido crescimento em setores como eletrônica, construção naval, energia fotovoltaica e fabricação de equipamentos para petróleo e gás, atraindo cada vez mais investimentos estrangeiros. A movimentação de contêineres no Porto de Batam atingiu cerca de 670.000 TEUs em 2024.

“No passado, o Porto de Batam dependia principalmente de equipamentos básicos, como guindastes montados em caminhões. Agora, ele virou um terminal de contêineres de padrão internacional, com guindastes navio-terra, guindastes de pórtico e veículos de movimentação de cargas pesadas”, disse Djoko Prasetyo, diretor-presidente da Persero Batam, que administra o porto.

“Além disso, os serviços diretos economizam custos e tempo, ao mesmo tempo em que impulsionam ainda mais as indústrias locais”, acrescentou ele.

O lançamento também traz novas oportunidades para a Ecogreen Oleochemicals em Batam, líder global na produção de álcoois graxos naturais, cujos produtos são exportados para todo o mundo.

“Esta rota direta reduz significativamente os custos e melhora a eficiência. A China é um dos nossos principais mercados e o novo serviço fortaleceu nossa competitividade lá”, disse Herny Lim, gerente do centro de distribuição da empresa.

De acordo com Wang, a rota operará em um horário fixo ligando Batam, Yangpu e Kota Kinabalu, na Malásia. De Yangpu, ela se conectará aos serviços principais com destino à América do Norte e do Sul, criando um canal rápido da Indonésia para as Américas.

“Este novo serviço não apenas constrói uma ponte para o comércio China-Indonésia, mas também fortalece a conectividade ASEAN-China. É uma oportunidade benéfica para todos”, disse Wang.

A cooperação econômica entre a China e a Indonésia continuou se fortalecendo nos últimos anos. A China é o maior parceiro comercial da Indonésia e uma de suas principais fontes de investimento estrangeiro. A colaboração bilateral tem se expandido em setores como novas energias, manufatura e economia digital.

Na cerimônia inaugural, autoridades governamentais locais, parceiros portuários e representantes de empresas chinesas e indonésias se reuniram para presenciar a inauguração. Os participantes concordaram que o lançamento representa mais do que apenas um novo canal logístico, simboliza uma nova etapa de cooperação entre as duas nações.

Sair da versão mobile