Beijing – A China está pronta para trabalhar com os países da região para construir uma comunidade marítima com um futuro compartilhado no Mar do Sul da China, de acordo com um relatório do think tank divulgado em junho.
O relatório, intitulado “Tornando o Mar do Sul da China um mar de paz, amizade e cooperação: as ações da China”, foi divulgado pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua.
A China e as nações costeiras não apenas compartilham interesses imediatos na paz e no desenvolvimento e aspirações comuns por um futuro melhor, mas também extraem força de sua civilização histórica compartilhada, observa o relatório.
O relatório pede aos países da região que reconheçam a importância de construir uma comunidade marítima com um futuro compartilhado e transformem o Mar do Sul da China em um verdadeiro mar de paz, amizade e cooperação por meio do diálogo, integração econômica e engajamento multilateral.
Os países costeiros devem fortalecer a comunicação estratégica e apoiar uns aos outros em interesses centrais e principais preocupações, de modo a reforçar o compromisso compartilhado com a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade regionais, enfatiza o documento.
Este relatório faz parte de uma série de três relatórios sobre a questão do Mar do Sul da China divulgados pelo Instituto Xinhua.
Os outros dois relatórios divulgados na quinta-feira são intitulados “Incitação, ameaças e mentiras — A verdade sobre as forças externas que interferem na questão do Mar do Sul da China” e “Base histórica e jurídica da soberania territorial e dos direitos marítimos da China no Mar do Sul da China”.