Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Novo aeroporto da capital do Camboja estará pronto para operação oficial no próximo mês

Kandal, Camboja – O Aeroporto Internacional de Techo (TIA, na sigla em inglês), o novo aeroporto de Phnom Penh, capital do Camboja, estará pronto para operação oficial em 9 de setembro, após a conclusão de 100% da construção, informou um chefe da aviação civil na segunda-feira.

Mao Havannall, ministro responsável pela Secretaria de Estado da Aviação Civil, afirmou que o TIA realizará um voo de teste final com a aeronave Airbus 320 na sexta-feira, 15 de agosto.

“No dia 9 de setembro, às 7h (horário local), emitiremos publicamente um documento oficial sobre as operações do Aeroporto Internacional de Techo, nível 4F”, disse ele a repórteres durante uma visita de inspeção final ao aeroporto.

No entanto, a cerimônia oficial de inauguração do TIA será realizada em 20 de outubro com o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, afirmou ele.

“Este novo aeroporto, nível 4F, pode receber aeronaves de grande porte, como o Airbus A380”, disse ele.

Havannall afirmou que o TIA tem capacidade para receber até 13 milhões de passageiros por ano na primeira fase.

As obras do projeto do aeroporto começaram em 2020, com a China State Construction Engineering Corporation (CSCEC) como contratada.

Com investimento da Cambodia Airport Investment Co., Ltd, o aeroporto de 1,5 bilhão de dólares americanos foi desenvolvido em uma área de 2.600 hectares nas províncias de Kandal e Takeo, no sul do país, a cerca de 20 km da capital Phnom Penh.

O TIA é classificado como um aeroporto de nível 4F, o mais alto do mundo.

Thourn Sinan, presidente da filial da Associação de Viagens Camboja da Ásia Pacífico, afirmou que o novo aeroporto fortalecerá a imagem do Camboja como destino moderno e acessível.

“O Aeroporto Internacional de Techo está pronto para desempenhar um papel essencial na construção do futuro do Camboja, fortalecendo sua presença global e apoiando o crescimento econômico sustentável”, disse ele à Xinhua.

“A conectividade aprimorada atrairá mais companhias aéreas e viajantes internacionais, destacando o Camboja como um ator-chave na região”, disse Sinan.

Foto tirada em 11 de agosto de 2025 mostra área de check-in do Aeroporto Internacional de Techo, na província de Kandal, Camboja. O Aeroporto Internacional de Techo (TIA, na sigla em inglês), o novo aeroporto de Phnom Penh, capital do Camboja, estará pronto para operação oficial em 9 de setembro, após a conclusão de 100% da construção, informou um chefe da aviação civil na segunda-feira. (Foto por Phearum/Xinhua)

Sair da versão mobile