Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Agricultores da principal região de abacaxis de Bangladesh visam mercado chinês

(250727) -- TANGAIL, July 27, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on July 25, 2025 shows a local pineapple wholesale market in Tangail, Bangladesh. Tangail is the largest pineapple cultivation area in Bangladesh. (Photo by Habibur Rahman/Xinhua)

Daca – No distrito de Tangail, localizado no centro de Bangladesh, a indústria do abacaxi está prosperando.

Reconhecidos como um produto com Indicação Geográfica (IG), os abacaxis de Tangail são famosos em todo o país por sua doçura e suculência, e estão ganhando espaço em mercados internacionais, como os Emirados Árabes Unidos.

De acordo com relatos da mídia local, graças às condições climáticas favoráveis e ao manejo cuidadoso dos agricultores, a colheita de abacaxis deste ano tem sido promissora. Diariamente, cerca de 25 a 30 caminhões transportam abacaxis no valor de quase 30 milhões de takas de Bangladesh (cerca de 248.535 dólares americanos) para as principais cidades do país.

O Departamento de Extensão Agrícola (DAE, na sigla em inglês) estima que o comércio de abacaxis em Tangail pode gerar cerca de 2 bilhões de takas (cerca de 16,60 milhões de dólares) nesta temporada, virando um motor-chave da economia local e uma fonte essencial de renda para os agricultores.

Foto aérea de drone tirada em 25 de julho de 2025 mostra mercado atacadista local de abacaxis em Tangail, Bangladesh. (Foto por Habibur Rahman/Xinhua)

Lokman Hossain Liton, um comerciante de abacaxis, disse recentemente à Xinhua: “Eu vendo abacaxis em Daca, Sylhet, Barisal, Jessore e Khulna, em Bangladesh. Se tivermos a oportunidade no futuro, tentaremos fornecer abacaxis para a China também”.

“Já estamos trabalhando com algumas aldeias com a ideia de exportar abacaxis para outros países”, disse Liton, acrescentando: “Esperamos conseguir concretizar essa meta”.

Atualmente, o DAE planeja estabelecer uma unidade de processamento de abacaxis para diversificar o uso da fruta fresca em produtos alimentícios com valor agregado, com o objetivo de impulsionar as exportações e fortalecer ainda mais o potencial de mercado dos abacaxis de Bangladesh.

O agricultor local Md. Sanwar Hossain disse que a melhor notícia é que “nossos abacaxis receberam o reconhecimento de IG. Depois desse conhecimento, precisamos melhorar ainda mais a qualidade da nossa produção”.

Foto aérea de drone tirada em 25 de julho de 2025 mostra plantação de abacaxis em Tangail, Bangladesh. (Foto por Habibur Rahman/Xinhua)

Atualmente, a agricultura é uma profissão competitiva, e países como a China estão muito à frente nesse mercado, disse Sanwar.

“Para manter essa posição de liderança, nós, agricultores, precisamos usar nossa experiência em pesquisas e melhorar muito a qualidade dos abacaxis, para que possamos produzir frutas de qualidade superior e competir no mercado global”, acrescentou ele.

Sair da versão mobile