Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China avança com desenvolvimento integrado das inovações científico-tecnológica e industrial

(250618) -- BEIJING, June 18, 2025 (Xinhua) -- A humanoid robot is displayed in Beijing Economic-Technological Development Area in Beijing, capital of China, on June 17, 2025. In recent years, Beijing has leveraged its technological and industrial innovation advantages to build a high-end industrial cluster of robots. At present, the Beijing Economic-Technological Development Area has gathered over 300 robot related enterprises. (Xinhua/Zheng Huansong)

Beijing – A China está fazendo esforços concretos para promover o desenvolvimento integrado entre a inovação científico-tecnológica e a inovação industrial, disse um palestrante convidado no último episódio da Mesa Redonda Econômica da China, um talk show de omnimídia organizado pela Agência de Notícias Xinhua.

   Gan Xiaobin, funcionário do Ministério da Indústria e Informatização (MIIT, sigla em inglês), disse que ao final do ano passado, o número de empresas do tipo “pequenas gigantes” na China chegou a 14,6 mil. Estas representam as novas pequenas e médias empresas de elite: especializadas em mercados de nicho, detentoras de tecnologias de ponta e com enorme potencial de crescimento.

   Gan destacou ainda que desde o início deste ano, a capacidade de inovação em 33 centros nacionais de inovação manufatureira foi ativamente melhorada e esforços foram feitos para melhorar o desenvolvimento da plataforma.

   Além disso, 187 laboratórios-chave vinculados ao MIIT avançaram na otimização e reestruturação, enquanto o primeiro lote de 241 plataformas-piloto foi selecionado como parte do esforço chinês para criar plataformas de inovação e serviços de alto nível.

   Segundo ele, a indústria de serviços de ciência e tecnologia é a força motriz para a profunda integração entre a inovação científico-tecnológica e inovação industrial, e a China tem adotado diversas medidas para apoiar o desenvolvimento de qualidade superior do setor, incluindo o lançamento das diretrizes de implementação para acelerar o desenvolvimento de alta qualidade do setor de serviços de ciência e tecnologia em 19 de maio.

   O documento propõe objetivos destinados a aprimorar o ecossistema de desenvolvimento, expandir a escala e eficiência do setor, acelerar a transformação e comercialização das conquistas científico-tecnológicas e apoiar o desenvolvimento integrado entre a inovação científico-tecnológica e industrial. Também convoca esforços para promover o desenvolvimento sofisticado, inteligente, verde e integrado do setor.

Sair da versão mobile