Shanghai – Cerca de 3,12 milhões de turistas com passaportes estrangeiros entraram em Shanghai no primeiro semestre deste ano, marcando um aumento de 53,3% em termos anuais, de acordo com a Administração Municipal de Cultura e Turismo de Shanghai, nesta segunda-feira.
O maior fluxo de visitantes veio dos principais mercados asiáticos, liderado pela República da Coreia, com 424 mil viagens, um aumento de 130,7%; Tailândia, com 254 mil viagens, um aumento de 140%; e Japão, com 291 mil viagens, um aumento de 58,5%.
Mercados de fonte mais distantes, como EUA, Rússia e Austrália, também registraram fortes crescimentos.
Entre os motivos para visitar Shanghai, os turistas estrangeiros citam as políticas de facilitação de vistos da China, a melhoria nos serviços, a limpeza da cidade, o transporte eficiente, as opções criativas em lembranças e presentes, o recém-inaugurado Legoland Resort de Shanghai, a atmosfera cosmopolita do município, as atrações diversificadas e sua moderna infraestrutura.
Para consolidar sua posição como principal destino de entrada da China, Shanghai lançou a iniciativa “This is Shanghai” (“Isto é Shanghai”). Este programa de promoção turística inclui vídeos promocionais com “embaixadores da cidade”, um guia em formato de “passaporte cultural” e rotas de experiência pré-selecionadas, tudo com o objetivo de aumentar o envolvimento interativo dos turistas globais.
Autoridades municipais destacaram que estão sendo feitos esforços para integrar a “exposição cultural no primeiro contato” com narrativas imersas, posicionando Shanghai como um centro turístico de classe mundial com apelo global.
