Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Setor manufatureiro da China vê impulso mais forte com transformação constante

(250401) -- HEFEI, April 1, 2025 (Xinhua) -- Robotic arms operate at a workshop of an auto parts manufacturing company in Feixi County of Hefei, east China's Anhui Province, March 31, 2025. In recent years, Feixi County has fostered the cluster development of emerging industries including new energy and intelligent connected vehicles, integrated circuits, advanced photovoltaic and energy storage, biomedicine, low-altitude economy, etc. to inject momentum into the county's high-quality economic development. (Photo by Xu Yong/Xinhua)

Beijing – O setor manufatureiro da China ganhou impulso este mês, com mais indústrias retornando ao crescimento e a produção de alta tecnologia e de bens de consumo permanecendo robusta, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.

   O índice dos gerentes de compras (PMI, em inglês) do setor industrial da China subiu pelo segundo mês consecutivo em junho, para 49,7, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) em um comunicado. A leitura foi de 49,5 em maio e de 49 em abril.

   Dos 21 setores pesquisados, 11 registraram expansão este mês, em comparação a sete em maio. Os PMIs para a fabricação de equipamentos, produtos de alta tecnologia e bens de consumo permaneceram na zona de expansão por dois meses consecutivos, situando-se em 51,4, 50,9 e 50,4, respectivamente.

   Uma leitura do PMI acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 sinaliza contração.

   Os dados de segunda-feira também mostraram que o PMI de produtos não manufaturados ficou em 50,5 em junho, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao mês passado, e o PMI geral subiu de 50,4 para 50,7.

   Especificamente, o setor de construção ganhou impulso, enquanto o setor de serviços continuou sua tendência de alta, com os serviços postais, a tecnologia da informação e os serviços financeiros mantendo níveis relativamente altos de atividade.

   Com todos os três principais índices em alta, o clima econômico geral continuou a melhorar, disse Zhao Qinghe, estatístico do DNE.

   A China intensificou o apoio de suas políticas para impulsionar a economia em meio às incertezas externas, impulsionando efetivamente o crescimento industrial. Em maio, o valor agregado da produção das principais empresas industriais aumentou 6,2% em termos anuais, ressaltando a forte resiliência e o potencial de crescimento do setor.

   Em particular, as políticas nacionais que promovem a atualização de equipamentos industriais e a troca de bens de consumo injetaram vitalidade na demanda do consumidor e estimularam a produção, disse Fu Linghui, porta-voz do DNE.

   Enquanto isso, os esforços da China na transição industrial também ganharam força, com um impulso constante em direção à produção de alta qualidade, inteligente e ecológica.

   A manufatura de alta tecnologia — um pilar fundamental da transformação industrial — viu seu valor agregado de produção aumentar 8,6% em relação ao ano passado em maio. A produção de veículos de novas energias e células solares aumentou 31,7% e 27,8%, respectivamente, dando continuidade à sua rápida trajetória de crescimento.

   Apesar da tendência positiva, os analistas alertaram que os desafios persistem, pois as incertezas econômicas globais e os preços baixos continuam a pesar sobre a recuperação industrial.

   Fu enfatizou a necessidade de se implementarem plenamente as políticas de apoio ao desenvolvimento industrial, expandir a demanda doméstica e cultivar novas forças produtivas de qualidade.

   Mais esforços serão feitos para otimizar a estrutura industrial, transformando e atualizando os setores tradicionais, em uma tentativa de garantir o desenvolvimento sustentado e saudável da economia, observou ele.

   A economia da China cresceu 5,4% ano a ano no primeiro trimestre de 2025, acima da taxa de crescimento de 5% registrada em todo o ano de 2024.

Sair da versão mobile