Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China destina 40 milhões de yuans para resposta a desastres nas províncias atingidas por tufão

(250614) -- BEIHAI, June 14, 2025 (Xinhua) -- Vehicles run amid heavy rainfall in Beihai City, south China's Guangxi Zhuang Autonomous Region, June 14, 2025. Multiple Chinese authorities convened on Saturday to put in place precautionary measures against Typhoon Wutip, the first typhoon of the year, which is expected to bring heavy rainfall to the southern parts of the country. (Xinhua/Zhang Ailin)

Beijing – A China destinou 40 milhões de yuans (US$ 5,57 milhões) do financiamento do governo central para apoiar os esforços de resgate de emergência e alívio de desastres nas províncias de Hainan e Guangdong, bem como na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, informou o Ministério das Finanças (MOF, sigla em inglês) no domingo.

   O apoio financeiro veio depois que o tufão Wutip trouxe chuvas fortes e causou inundações em partes da região sul, informou o ministério em comunicado.

   Os fundos, alocados pelo MOF e pelo Ministério de Gestão de Emergências, serão usados para a evacuação e reassentamento das pessoas afetadas, a remoção de objetos perigosos e a mitigação de riscos, bem como para inspeções sobre os riscos de desastres secundários, informou o ministério.

   Várias autoridades se reuniram no sábado para implementar medidas preventivas contra o tufão Wutip, o primeiro tufão do ano, que fez a sua primeira aterrissagem na noite desta sexta-feira na cidade de Dongfang, Província de Hainan. Em seguida, teve o seu segundo impacto por volta do meio-dia de sábado na cidade de Leizhou, Guangdong, localizada ao norte de Hainan.

Sair da versão mobile