Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Países do BRICS assinam acordo para ampliar cooperação esportiva

(241024) -- KAZAN, Oct. 24, 2024 (Xinhua) -- Chinese President Xi Jinping poses for a group photo with other leaders and representatives attending the "BRICS Plus" leaders' dialogue in Kazan, Russia, Oct. 24, 2024. Xi delivered an important speech titled "Combining the Great Strength of the Global South To Build Together a Community with a Shared Future for Mankind" at the dialogue. (Xinhua/Yao Dawei)

Beijing – Representantes dos países do BRICS assinaram na semana passada, em Brasília, o Memorando de Entendimento sobre a Cooperação no Campo da Cultura Física e do Esporte, com o objetivo de aprofundar a colaboração entre os membros no campo esportivo.

Durante a Reunião dos Ministros de Estado de Esportes do BRICS 2025, os responsáveis pelas pastas esportivas dos países revisaram os avanços da cooperação desde o último encontro, compartilharam experiências sobre o desenvolvimento esportivo nacional e discutiram maneiras de intensificar a parceria em áreas como esporte de alto rendimento, esporte de base, cultura esportiva, ciência do esporte, esportes tradicionais e integridade esportiva.

O diretor da Administração Geral dos Esportes da China, Gao Zhidan, destacou em seu discurso que o esporte é um elemento fundamental dos intercâmbios interpessoais entre os países do BRICS, apreciado por seus povos e atuando como ponte para o entendimento mútuo e a aprendizagem entre civilizações. Gao ressaltou que, embora cada país tenha características e pontos fortes distintos, o desenvolvimento do esporte é uma responsabilidade comum, e o fortalecimento do aprendizado mútuo é uma aspiração coletiva.

Ao fim do encontro, foi aprovado e assinado o Memorando de Entendimento, cujo objetivo principal é fortalecer e ampliar a cooperação esportiva entre os países do BRICS e promover benefícios mútuos. Entre as áreas previstas de cooperação estão: promoção da inclusão social por meio do esporte; intercâmbio de atletas, treinadores e profissionais do setor; organização de campos de treinamento conjunto; e incentivo à participação conjunta em competições esportivas internacionais.

O documento também propõe que os países do BRICS compartilhem ativamente experiências em gestão esportiva, pesquisa científica, combate ao doping e manutenção de instalações esportivas. Além disso, enfatiza o compromisso com o desenvolvimento de modalidades esportivas tradicionais, étnicas e não olímpicas. 

Sair da versão mobile