Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Novo Banco de Desenvolvimento assina contrato de empréstimo de US$ 167 milhões para financiar projetos ambientais na China

Foto aérea tirada no dia 17 de junho de 2022 mostra sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como banco do BRICS, em Shanghai, leste da China. Foto: Fang Zhe

 Shanghai – O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS anunciou nesta sexta-feira que assinou um acordo de empréstimo sindicalizado de 1,2 bilhão de yuans (cerca de US$ 167 milhões) para apoiar projetos ambientais na China.

   O acordo, co-assinado com o Banco da China e a Haitong Unitrust International Financial Leasing Co., Ltd., visa financiar subprojetos de arrendamento verde alinhados com as metas ambientais e compromissos climáticos da China, de acordo com o NBD.

   Sob o acordo, o NBD contribuirá com mais de 713,32 milhões de yuans e o Banco da China contribuirá com mais 500 milhões de yuans. A Haitong Unitrust usará os fundos para adquirir e arrendar equipamentos para projetos em áreas como tratamento de águas residuais, gestão de resíduos sólidos e utilização de gás residual metalúrgico para geração de energia.

   Para promover o desenvolvimento regional equilibrado, os subprojetos elegíveis serão localizados fora das cidades de primeiro escalão da China, canalizando o investimento para áreas menos desenvolvidas.

   “Esta iniciativa atende à necessidade de resiliência climática e proteção ambiental e contribui para o aumento do investimento em regiões menos desenvolvidas da China”, afirmou Vladimir Kazbekov, vice-presidente e diretor de operações do NBD.

   Criado em 2015 por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o NBD é um banco multilateral de desenvolvimento que visa mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável no BRICS, bem como em outras economias de mercado emergentes e países em desenvolvimento.

Sair da versão mobile