Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China implementa “visto ASEAN” para 10 países do bloco, incluindo Timor-Leste como observador

Um avião da SF Airlines Co., Ltd. decola no Aeroporto Internacional de Bao'an em Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China, em 10 de setembro de 2020. (Xinhua/Mao Siqian)

Beijing – A China lançou um “visto ASEAN” para os 10 países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), além de Timor-Leste, que tem status de observador no bloco. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, em uma coletiva de imprensa regular na terça-feira.

De acordo com Lin, a China emitirá essa categoria de visto para empresários dos 11 países que atendam aos requisitos, bem como seus cônjuges e filhos. O visto permitirá múltiplas entradas no país pelo período de cinco anos, com permanência máxima de 180 dias por vez.

Lin disse que o “visto ASEAN” foi criado com base na isenção mútua abrangente de vistos já em vigor com Cingapura, Tailândia, Malásia e outros países, bem como na emissão do “visto Lancang-Mekong” para os países do rio Mekong, com o objetivo de facilitar ainda mais a circulação transfronteiriça de pessoas na região.

Nos últimos anos, a construção da comunidade China-ASEAN com um futuro compartilhado tem avançado continuamente, e conquistas importantes foram alcançadas na construção conjunta de um lar comum que se caracteriza pela paz, tranquilidade, prosperidade, um belo ambiente e laços de amizade, observou Lin.

Observando que a China e os países do Sudeste Asiático têm intercâmbios frequentes de pessoal, Lin disse que facilitar ainda mais essas trocas pessoais é uma aspiração comum de ambos os lados.

Sair da versão mobile