Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Desenvolvimento impulsionado por dados ganha força na China

(250523) -- NINGBO, May 23, 2025 (Xinhua) -- Visitors take photos of a humanoid robot at the Digital and Smart Manufacturing of CEEC exhibition area of the 4th China-CEEC Expo & International Consumer Goods Fair in Ningbo, east China's Zhejiang Province, May 22, 2025. The four-day 4th China-CEEC Expo & International Consumer Goods Fair unveiled its curtain on Thursday. With the Digital and Smart Manufacturing of CEEC exhibition area set up for the first time, the expo has presented the top-tier technologies across the globe. (Xinhua/Jiang Han)

Beijing – O desenvolvimento orientado por dados na China vem ganhando força desde a implementação de um plano de ação trienal que visa promover o uso de dados como fator de produção e reforçar seu papel no impulso ao desenvolvimento econômico e social.

   O plano de ação 2024-2026 tem desempenhado um papel importante na promoção da integração de dados à produção socializada em larga escala desde o seu lançamento há pouco mais de um ano, com avanços positivos no desenvolvimento de dados orientado pelo mercado, segundo informou a Administração Nacional de Dados nesta quinta-feira.

   Um número crescente de empresas está ingressando no mercado de dados, afirmou Luan Jie, funcionária da administração, durante uma coletiva de imprensa. Segundo ela, quase 500 empresas de tecnologia digital foram criadas por empresas centrais, e cerca de 66% das principais empresas de diversos setores na China já adquiriram dados.

   A aplicação de dados tem gerado resultados positivos em diversos setores, trazendo benefícios significativos para as empresas. Na agricultura, por exemplo, algumas empresas de cultivo aumentaram a produtividade agrícola em 5,5% ao utilizar dados para otimizar o processo de fertilização, observou a administração.

   No setor industrial, algumas empresas líderes reduziram em mais de 30% os ciclos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), compras e entrega de produtos de alto valor agregado por meio da integração de dados da cadeia industrial, como informações de P&D, logística, estoque e precificação.

   A administração afirmou que intensificará os esforços para expandir os projetos-piloto, superar gargalos e desafios na aplicação de dados em cenários-chave e promover a implementação do plano de ação.

Sair da versão mobile