Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Desenvolvimento impulsionado por dados ganha força na China

Beijing – O desenvolvimento orientado por dados na China vem ganhando força desde a implementação de um plano de ação trienal que visa promover o uso de dados como fator de produção e reforçar seu papel no impulso ao desenvolvimento econômico e social.

   O plano de ação 2024-2026 tem desempenhado um papel importante na promoção da integração de dados à produção socializada em larga escala desde o seu lançamento há pouco mais de um ano, com avanços positivos no desenvolvimento de dados orientado pelo mercado, segundo informou a Administração Nacional de Dados nesta quinta-feira.

   Um número crescente de empresas está ingressando no mercado de dados, afirmou Luan Jie, funcionária da administração, durante uma coletiva de imprensa. Segundo ela, quase 500 empresas de tecnologia digital foram criadas por empresas centrais, e cerca de 66% das principais empresas de diversos setores na China já adquiriram dados.

   A aplicação de dados tem gerado resultados positivos em diversos setores, trazendo benefícios significativos para as empresas. Na agricultura, por exemplo, algumas empresas de cultivo aumentaram a produtividade agrícola em 5,5% ao utilizar dados para otimizar o processo de fertilização, observou a administração.

   No setor industrial, algumas empresas líderes reduziram em mais de 30% os ciclos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), compras e entrega de produtos de alto valor agregado por meio da integração de dados da cadeia industrial, como informações de P&D, logística, estoque e precificação.

   A administração afirmou que intensificará os esforços para expandir os projetos-piloto, superar gargalos e desafios na aplicação de dados em cenários-chave e promover a implementação do plano de ação.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo