Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China consolidará ainda mais papel de zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico em angariar investimentos estrangeiros

Beijing – A China consolidará ainda mais o papel das zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico em nível estatal em angariar investimentos estrangeiros, em meio a seus esforços contínuos de abertura, disse o Ministério do Comércio nesta terça-feira.

   A ordem econômica e comercial internacional está atualmente enfrentando graves choques, disse Ling Ji, vice-ministro do Comércio, em uma coletiva de imprensa, observando que o papel dessas zonas como um pilar na estabilização do comércio exterior e do investimento estrangeiro está se tornando cada vez mais proeminente.

   Até o final de 2024, o número dessas zonas chegou a 232 em todo o país, gerando um PIB combinado de 16,9 trilhões de yuans (US$ 2,35 trilhões), de acordo com o ministério.

   Durante o mesmo período, o comércio exterior dentro dessas zonas totalizou 10,7 trilhões de yuans, representando 24,5% do comércio geral da China. O investimento estrangeiro direto (IED) nas zonas em uso real atingiu US$ 27,2 bilhões, representando 23,4% do IED total do país.

   As zonas fizeram contribuições significativas para a construção de um novo sistema econômico aberto, promovendo o desenvolvimento regional coordenado e impulsionando o crescimento industrial de alta qualidade, disse Ling.

   Na semana passada, o ministério divulgou um plano de trabalho destinado a aprofundar a reforma e a inovação nas zonas de desenvolvimento, com foco em alcançar um crescimento de alta qualidade por meio de uma abertura de alto padrão.

   Para aprimorar a qualidade da utilização do investimento estrangeiro, o plano de trabalho pede a priorização de projetos financiados por estrangeiros em setores como circuitos integrados, biomedicina e fabricação de equipamentos avançados dentro das zonas para inclusão na lista dos principais projetos de investimento estrangeiro.

   Ele também incentiva as zonas de desenvolvimento a aprofundar o engajamento com importantes investidores globais e instituições financeiras alavancando as plataformas de promoção comercial, e promete apoio para as zonas em organizar delegações ao exterior para atrair capital estrangeiro.

   Na próxima etapa, o ministério disse que facilitará a implementação do plano de trabalho e apoiará as zonas de desenvolvimento na expansão das fontes de investimento estrangeiro e na promoção do reinvestimento por empresas com financiamento estrangeiro na China.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo