Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e Indonésia dão exemplo de cooperação de benefício mútuo para grandes países em desenvolvimento, diz premiê Li

(250524) -- JAKARTA, May 24, 2025 (Xinhua) -- Chinese Premier Li Qiang arrives at Halim Perdanakusuma airport in Jakarta, Indonesia, on May 24, 2025, for an official visit to Indonesia at the invitation of Indonesian President Prabowo Subianto. Following the visit, Li will also travel to Malaysia and attend the ASEAN (the Association of Southeast Asian Nations)-GCC (the Gulf Cooperation Council)-China Summit in Kuala Lumpur on May 26-28. (Xinhua/Rao Aimin)

 Jacarta – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse no sábado que a China e a Indonésia deram um exemplo para os grandes países em desenvolvimento reunirem esforços para solidariedade, desenvolvimento e cooperação de benefício mútuo.

   Li fez as observações em uma declaração escrita ao chegar a Jacarta para uma visita oficial à Indonésia a convite do presidente indonésio, Prabowo Subianto.

   A China e a Indonésia são amigas e vizinhas do outro lado do mar e parceiras próximas com um futuro compartilhado, disse Li, acrescentando que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos entre a China e a Indonésia, que têm mantido um crescimento constante.

   A amizade tradicional tem se fortalecido ao longo do tempo e a cooperação prática tem rendido ricos frutos, assinalou Li.

   Li lembrou que o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente Prabowo se reuniram duas vezes no ano passado, chegaram a um importante consenso sobre a construção de uma comunidade China-Indonésia com um futuro compartilhado com influência regional e global, elevaram os laços bilaterais a novos patamares e abriram novas oportunidades para que os dois lados aprofundassem a cooperação em vários campos.

   A China está disposta a trabalhar com a Indonésia para continuar consolidando a cooperação nos “cinco pilares” de política, economia, intercâmbio cultural e interpessoais, assuntos marítimos, e segurança, disse Li.

   Ele pediu que os dois países enriqueçam a comunidade China-Indonésia com um futuro compartilhado, deem as mãos para buscar a modernização e façam maiores contribuições para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento regional e global.

   Li observou que este ano marca o 70º aniversário da Conferência de Bandung. Nos últimos 70 anos, o espírito de solidariedade, amizade e cooperação de Bandung forneceu orientação para o desenvolvimento independente e autossuficiente dos países asiáticos e africanos, injetou ímpeto na unidade e na cooperação dos países do Sul Global e se tornou uma importante norma de relações internacionais, acrescentou.

   Atualmente, o mundo está passando por mudanças aceleradas nunca vistas em um século, e todos os países enfrentam muitos desafios comuns em seu desenvolvimento, disse ele, enfatizando que, como grandes países em desenvolvimento e membros importantes do Sul Global, a China e a Indonésia devem levar adiante o Espírito de Bandung, fortalecer a solidariedade e a coordenação, promover a prática do verdadeiro multilateralismo, trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios, de modo a impulsionar e compartilhar a prosperidade.

   Durante sua visita, Li manterá conversações com líderes indonésios e participará de eventos da comunidade empresarial.

Sair da versão mobile