Beijing – A China saúda e apoia o Paquistão e a Índia a lidar adequadamente com suas divergências por meio do diálogo, alcançar um cessar-fogo abrangente e duradouro e buscar soluções fundamentais, disse nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações durante conversas com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Mohammad Ishaq Dar. Wang disse que isso corresponde aos interesses fundamentais e de longo prazo dos dois lados, conduz à paz e à estabilidade regionais, e também às expectativas comuns da comunidade internacional.
A China e o Paquistão mantiveram uma estreita comunicação estratégica para consolidar a amizade tradicional, fortalecer a cooperação mutuamente benéfica e enfrentar conjuntamente os desafios, o que reflete o alto nível das relações bilaterais, disse Wang.
Ele acrescentou que, como amigos de ferro, a China, como sempre, apoiará firmemente o Paquistão na salvaguarda de sua soberania nacional e integridade territorial, na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais, no combate resoluto ao terrorismo e no desempenho de um papel maior nos assuntos internacionais e regionais. Wang também enfatizou o compromisso da China em aprofundar continuamente a parceria de cooperação estratégica com o Paquistão.
Ele pediu que os dois lados se unam para criar uma versão atualizada do Corredor Econômico China-Paquistão e promover a cooperação em indústria, agricultura, energia e minerais, desenvolvimento de recursos humanos, combate ao terrorismo e segurança.
De sua parte, Dar assinalou que o Paquistão valoriza a amizade fraterna com a China, adere firmemente ao princípio de Uma Só China e apoia a China na proteção de seus interesses e dignidade nacionais.
Ele acrescentou que o Paquistão admira as novas conquistas de desenvolvimento da China, especialmente em inovação e progresso científico e tecnológico, está disposto a fortalecer a cooperação integral com a China e espera continuar a receber forte apoio da China para superar as dificuldades atuais e promover o desenvolvimento, a segurança e a estabilidade nacionais.
O Paquistão fará todo o possível para garantir a segurança dos cidadãos, projetos e instituições da China no Paquistão, disse ele.
Dar informou sobre a situação mais recente após o acordo de cessar-fogo entre o Paquistão e a Índia, assim como as considerações do Paquistão. Ele agradeceu à China por defender a justiça e fazer esforços incessantes e contribuições significativas para o cessar-fogo e a promoção da paz, observando que o Paquistão salvaguardará resolutamente sua soberania nacional e integridade territorial, e está disposto a manter o diálogo com a Índia e aliviar a situação.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre o fortalecimento da cooperação regional e o aprofundamento da coordenação em mecanismos multilaterais.
