Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Fabricante de automóveis chinês apresenta marca de EV ao mercado etíope

Adis Abeba – A montadora chinesa Guangzhou Automobile Group Co., Ltd (GAC Group) apresentou dois de seus modelos de veículos elétricos (EV) ao mercado etíope, marcando a entrada da marca chinesa no país da África Oriental.

A empresa revelou seus modelos AION Y e ES9 no sábado, em um evento de lançamento em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Ao discursar no evento, Zeleke Temesgen, comissário da Comissão de Investimentos da Etiópia, disse que o governo tomou medidas ousadas para incentivar a adoção de EVs para acelerar a transição do país para a mobilidade elétrica.

“O governo etíope já proibiu a produção, a importação e a montagem de carros movidos a gás, portanto, a Etiópia seria um mercado ideal para empresas conceituadas como o GAC Group”, disse Temesgen.

Agradecendo o compromisso do GAC Group em lançar sua marca de veículos elétricos na Etiópia, o comissário solicitou à empresa que instalasse uma fábrica para aproveitar os investimentos favoráveis e as enormes oportunidades de mercado, acelerando a mobilidade verde na Etiópia.

Bareo Hassen, ministro de transportes e logística da Etiópia, disse que o governo pretende alcançar a mobilidade verde “no menor tempo possível” com o objetivo de conservar a energia e apoiar a economia nacional.

Como parte da iniciativa do governo para a transição para a mobilidade elétrica, mais de 100.000 EVs estão atualmente em circulação na Etiópia, que pretende ter até 500.000 veículos elétricos nos próximos 10 anos, substituindo a maioria dos carros movidos a combustíveis fósseis.

A Etiópia também está trabalhando para expandir a produção de veículos elétricos e a instalação de estações de recarga públicas, além de oferecer apoio e vários incentivos a investidores privados, como terrenos gratuitos ou alugados para investidores em serviços pós-venda de veículos elétricos, de acordo com o Ministério de Transporte e Logística.

Wei Haigang, presidente da GAC International, disse que a empresa, por meio de seu parceiro Huajian Group, venderá veículos elétricos, estabelecerá infraestrutura de carregamento e iniciará operações de montagem local na Etiópia.

Observando o alto potencial da Etiópia para o mercado de veículos elétricos, Wei disse que o Grupo GAC se envolverá na produção de veículos elétricos no futuro para explorar o enorme mercado e apoiar a transição do país para a mobilidade elétrica. 

Sair da versão mobile