Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China criará novo centro de proteção rápida de propriedade intelectual para promover a inovação

(211226) -- SHENZHEN, Dec. 26, 2021 (Xinhua) -- An opening ceremony is held at the main exhibition site of the 2021 Shenzhen Design Week in Shenzhen, south China's Guangdong Province, Dec. 25, 2021. The 2021 Shenzhen Design Week kicked off on Saturday and will last until Jan. 3, 2022. (Xinhua/Liang Xu)

Beijing – A rede de centros de proteção rápida de propriedade intelectual (DPI) da China está prestes a se expandir, após a aprovação, nesta semana, da criação de um novo centro nacional no polo de inovação de Shenzhen, anunciou a principal autoridade de propriedade intelectual do país.

   O novo centro será baseado no distrito de Futian, uma área central de negócios que abriga mais de 2.000 empresas da indústria da moda e possui um cluster industrial avaliado em 120 bilhões de yuans (US$ US$ 16,6).

   De acordo com a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA, na sigla em inglês), o centro oferecerá às empresas locais serviços rápidos para os pedidos de patentes de design – garantindo a proteção oportuna de suas inovações e evitando imitação ou violação por concorrentes.

   O período de processamento desde a apresentação do pedido até a autorização da patente pode ser reduzido para três meses por meio dos serviços prestados por este centro, disse a CNIPA à Xinhua. Geralmente, leva cerca de seis meses para uma patente de design concluir o processo, desde o pedido até a autorização.

   O design é um dos principais tipos de patentes na China. Os dados mais recentes mostraram que 638.000 patentes de design foram autorizadas na China em 2023. O país também ficou em primeiro lugar no mundo em termos de pedidos internacionais de patentes de design em 2024.

   Os serviços eficientes que serão oferecidos pelo centro de Futian ajudarão a atrair mais talentos de design de moda para o distrito, aumentar sua competitividade e apoiar o crescimento inovador de pequenas e médias empresas locais de moda – em última análise, impulsionando o desenvolvimento de alta qualidade, observou a CNIPA.

   Atualmente, a China possui 48 centros nacionais de proteção rápida de DPI, com foco em pequenas commodities e bens de consumo embalados em clusters industriais de nível municipal, que têm um ciclo rápido de atualização de produtos e forte demanda por proteção de design. Esses centros foram construídos em lugares como Yiwu, no leste da China, um polo de pequenas commodities, e Shantou, no sul da China, conhecida como a “capital dos brinquedos” da China.

Sair da versão mobile