Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China reativa licenças de exportação de soja para cinco empresas brasileiras

(221227) -- XI'AN, Dec. 27, 2022 (Xinhua) -- Potatoes serving as breeder seeds are pictured at an agriculture and animal husbandry science and technology development company in northwest China's Gansu Province, Aug. 24, 2021. (Xinhua/Ma Xiping)

Beijing – O departamento de quarentena animal e vegetal, da Administração Geral das Alfândegas da China, anunciou em 6 de maio a reativação das licenças de exportação de soja para cinco empresas brasileiras.

A medida, formalizada no sistema de registro de importação de produtos agrícolas do país, permitirá que os portos chineses iniciem os trâmites alfandegários a partir de 25 de abril de 2025, após inspeções sanitárias rigorosas.

As empresas beneficiadas são: TERRA ROXA COMERCIO DE CEREAIS LTDA, OLAM BRASIL LTDA, C.VALE-COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL, CARGILL AGRICOLA S.A., ADM DO BRASIL LTDA. A decisão segue um período de suspensão imposto em janeiro de 2025, quando a China detectou repetidas vezes a presença de sementes revestidas com pesticidas em carregamentos brasileiros. Na ocasião, as autoridades sanitárias interromperam temporariamente as operações das companhias em 8 e 14 de janeiro.

A China é o maior mercado de exportação da soja brasileira. Segundo notícia do site Brasil247, gigantes globais como a Cargill têm muitas subsidiárias licenciadas para exportar para a China. 

Sair da versão mobile