Beijing – A Associação da Indústria Fotovoltaica da China divulgou nesta quinta-feira a edição deste ano do Roteiro de Desenvolvimento da Indústria Fotovoltaica da China.
O Roteiro de Desenvolvimento do Setor FV da China (2024-2025) abrange vários aspectos da cadeia do setor fotovoltaico (FV), incluindo 76 indicadores-chave, como polissilício, células FV e armazenamento de nova energia, de acordo com a associação.
O roteiro resumiu a situação de desenvolvimento do setor para 2024, além de prever tendências de desenvolvimento para os próximos cinco anos.
Em 2024, as instalações solares fotovoltaicas recém-adicionadas na China aumentaram 28,3% em relação ao ano anterior, atingindo 277,57 GW, ficando em primeiro lugar no mundo, revelou o roteiro.
No caso do polissilício, a produção do país aumentou 23,6% em relação ao ano anterior, chegando a 1,82 milhão de toneladas em 2024, segundo o roteiro.
Impulsionadas por fatores favoráveis, como o declínio contínuo dos custos de geração de energia fotovoltaica e a crescente demanda nos mercados emergentes, as instalações globais de nova capacidade fotovoltaica devem continuar a aumentar, prevê o roteiro.
A capacidade global de energia solar fotovoltaica pode atingir pelo menos 5.400 GW até 2030, segundo o roteiro, que cita dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, sigla em inglês).