Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Computador quântico supercondutor chinês recebe mais de 20 milhões de visitas globais

(240920) -- HEFEI, Sept. 20, 2024 (Xinhua) -- A visitor takes photos of an Origin Wukong superconducting quantum computer model at the 2024 World Manufacturing Convention in Hefei, east China's Anhui Province, Sept. 20, 2024. The 2024 World Manufacturing Convention opened Friday in Hefei, capital of east China's Anhui Province, highlighting the latest products and innovations in the manufacturing sector. Themed "Intelligent Manufacturing for a Better Future," the four-day event boasts a total exhibition area of 20,000 square meters and includes exhibitions, forums and seminars. (Xinhua/Huang Bohan)

Hefei – O computador quântico supercondutor de terceira geração desenvolvido de forma independente pela China, Origin Wukong, recebeu mais de 20 milhões de visitas remotas de todo o mundo, ultrapassando um marco importante no desenvolvimento da computação quântica do país, informou o Diário de Ciência e Tecnologia da China.

   De acordo com o Centro de Pesquisa de Engenharia de Computação Quântica de Anhui, usuários de 139 países ou regiões acessaram remotamente o Origin Wukon, com os Estados Unidos, Rússia, Japão e Canadá mostrando os mais altos níveis de atividades de usuários. Entre esses países, os Estados Unidos lideram as visitas de usuários estrangeiros.

   O Origin Wukong concluiu mais de 339 mil tarefas de computação quântica desde que entrou em operação em 6 de janeiro de 2024, cobrindo uma ampla gama de setores, como finanças e biomedicina.

   O computador quântico é motorizado pelo Wukong, um chip quântico supercondutor nativo de 72 qubits. É um dos computadores quânticos supercondutores programáveis e entregáveis mais avançados do país.

   O nome de Wukong foi inspirado no mitológico Sun Wukong, o lendário Rei Macaco, que tinha a capacidade de se transformar em 72 formas diferentes, simbolizando as capacidades poderosas e versáteis do computador.

Sair da versão mobile