Beijing – O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China emitiu um comunicado nesta sexta-feira no qual descreveu os principais setores para a inovação em tecnologia agrícola de 2024 a 2028, com o objetivo de acelerar o progresso em direção à autossuficiência de alto nível em tecnologia agrícola.
Uma nova onda de revolução da tecnologia agrícola, impulsionada pela biotecnologia e pela tecnologia da informação, está prestes a alcançar avanços significativos, de acordo com o documento.
O comunicado destaca que tecnologias emergentes, como edição de genes e inteligência artificial, estão evoluindo rapidamente, acelerando a reestruturação das cadeias industriais e de suprimentos no setor agrícola.
O melhoramento de novas variedades é um dos focos do desenvolvimento de tecnologia agrícola nos próximos cinco anos, conforme descrito no documento. A China pretende acelerar a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação do melhoramento biotecnológico, ao mesmo tempo que cultiva variedades de alta qualidade com direitos de propriedade intelectual independentes.
Outras áreas-chave de foco incluem a melhoria da qualidade das terras aráveis, o desenvolvimento e fabricação de máquinas agrícolas, bem como a garantia da qualidade e segurança dos produtos agrícolas, de acordo com o aviso.