Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China prioriza padrões de IA e transporte de baixa altitude para 2025

(241114) -- ZHUHAI, Nov. 14, 2024 (Xinhua) -- This photo taken on Nov. 13, 2024 shows the "Land Aircraft Carrier," a flying car developed by Chinese electric vehicle maker XPENG, at the low-altitude economy area of Airshow China in Zhuhai, south China's Guangdong Province. A low-altitude economy area is set at the 15th China International Aviation and Aerospace Exhibition, also known as Airshow China, showcasing related products and application scenarios. (Xinhua/Deng Hua)

Beijing – O Ministério dos Transportes da China pediu esforços para acelerar o desenvolvimento de padrões para a colaboração rodoviária e aérea no transporte de baixa altitude e inteligência artificial (IA), destacando essas áreas como prioridades-chave para 2025.

   A diretriz foi emitida durante uma reunião na sexta-feira, na qual foi aprovado um plano de atribuição de tarefas para melhorar os padrões do setor de transportes entre 2024 e 2027, de acordo com um comunicado da pasta.

   Devem ser tomadas medidas para promover o transporte inteligente como parte do programa-piloto nacional para padronização de serviços, com o objetivo de tornar o setor de transportes do país mais inteligente e digitalizado, de acordo com o ministério.

   Nos últimos anos, a China avançou ativamente no transporte e na logística de baixa altitude, com os drones desempenhando um papel fundamental nas entregas de curta distância e entre regiões e cidades.

   Dados da pasta mostram que aproximadamente 2,7 milhões de encomendas foram entregues por drones em todo o país em 2024.

   De acordo com o relatório sobre o desenvolvimento da logística à baixa altitude da China, divulgado pelo Instituto Linksum do Setor Digital, o tamanho do mercado do setor aumentou de 27,18 bilhões de yuans (US$ 3,8 bilhões) em 2020 para 58,18 bilhões de yuans em 2023. As projeções indicam que a figura poderá atingir de 120 a 150 bilhões de yuans até 2025.

Sair da versão mobile