Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Entrevista: Presidente do Quirguistão espera que modernização chinesa traga novas oportunidades para o país e para a Ásia Central

(230512) -- BISHKEK, May 12, 2023 (Xinhua) -- This aerial photo taken on Oct. 27, 2020 shows the construction site of the second phase of the north-south highway built by China in Kyrgyzstan. A new highway built by China within the framework of the Belt and Road Initiative (BRI) will not only help Kyrgyzstan in economic development through boosting road connectivity, but also create international transport corridors that will promote growth throughout Central Asia, Kyrgyz specialists have said. TO GO WITH "Roundup: Chinese-built new highway to help Kyrgyzstan in economic development -- experts" (China Road&Bridge Corporation/Handout via Xinhua)

Por Gou Hongjing e Zheng Yu

Bishkek – O presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, disse que o Quirguistão dá muita importância à parceria estratégica abrangente para uma nova era com a China, e os dois países efetivamente aumentaram a confiança mútua e os benefícios com base em relações amigáveis ​​e cooperação produtiva.

A convite do presidente chinês Xi Jinping, Japarov fará uma visita de Estado à China de terça a sexta-feira.

Em entrevista escrita exclusiva com a Xinhua antes de sua visita, Japarov disse que espera que a modernização chinesa traga novas oportunidades não só para o Quirguistão, mas também para toda a Ásia Central.

Japarov lembrou que durante sua visita à China em maio de 2023, ele e Xi elevaram conjuntamente as relações bilaterais a uma parceria estratégica abrangente para uma nova era. Isso mostra que uma grande conquista foi feita pelos dois países no incentivo à confiança política mútua, o que ajudará a expandir a cooperação econômica e comercial, promoverá intercâmbios culturais e interpessoais e facilitará o fortalecimento da cooperação regional, observou ele.

Desde o aumento das relações bilaterais, houve destaques notáveis ​​na cooperação bilateral.

“O lançamento oficial do projeto ferroviário China-Quirguistão-Uzbequistão em 27 de dezembro de 2024 foi fundamental para sustentar o alto nível das relações entre nossos países, exibindo a mais recente conquista da Iniciativa Cinturão e Rota proposta por Xi”, disse ele.

Japarov destacou que fortalecer os laços com a China em vários setores é uma das principais prioridades da política externa do Quirguistão, prometendo o forte apoio de seu país à visão da China de construir uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, além de sua diplomacia de vizinhança e iniciativas globais, incluindo a Iniciativa Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global.

Ele observou que esses esforços contribuíram significativamente para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e para promover a segurança e o desenvolvimento globais.

“Vemos que a China está avançando firmemente em seu desenvolvimento de alta qualidade e compartilhando sua valiosa experiência em redução da pobreza, desenvolvimento e outras áreas críticas com outros países. Estou ansioso pelas novas oportunidades que o ímpeto da modernização chinesa trará não só ao Quirguistão, mas também a toda a Ásia Central”, disse ele.

A China é há muito tempo o maior parceiro comercial do Quirguistão e uma importante fonte de investimento. “Atualmente, precisamos fortalecer a colaboração econômica e comercial, diversificar o comércio e promover projetos de investimento conjunto que se alinhem aos nossos interesses compartilhados”, disse Japarov.

Ele acrescentou que o Quirguistão e a China devem buscar uma cooperação abrangente em setores-chave como agricultura, indústria de processos, ecologia e energia, ao mesmo tempo em que fortalecem a colaboração subnacional e alavancam as vantagens do comércio transfronteiriço e do comércio eletrônico.

Citando o provérbio chinês “Quando as pessoas têm uma só mente e coração, elas podem mover o Monte Tai”, Japarov observou que o Quirguistão e a China alcançaram avanços em muitos projetos de cooperação importantes em 2024 por meio de colaboração frutífera e de alta qualidade.

“O rápido desenvolvimento econômico não pode ser alcançado sem o apoio do investimento estrangeiro. Acredito firmemente que a vasta experiência da China e os projetos de investimento mutuamente benéficos entre o Quirguistão e a China impulsionarão vigorosamente o crescimento econômico do Quirguistão”, disse ele.

Visando o futuro, Japarov destacou a presidência rotativa da China na Organização para Cooperação de Shanghai (OCS) para 2024-2025 e seu papel em sediar a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCS no final deste ano, e reafirmou o apoio do Quirguistão à China no cumprimento de suas responsabilidades dentro da organização.

“A paz começa com a cooperação, e a prosperidade vem da união. Por meio de esforços conjuntos, sem dúvida alcançaremos resultados ainda mais significativos para o benefício do Quirguistão, da China e de seu povo”, disse ele.

Estudantes têm aula em sala de aula inteligente na Oficina Luban em Bishkek, Quirguistão, no dia 26 de outubro de 2024. (Foto por Roman Gainanov/Xinhua)

O presidente quirguiz também expressou confiança de que a Cúpula da OCS em 2025 dará um forte impulso para solidificar a posição global da organização.

Sobre sua próxima visita, Japarov disse “Estou ansioso por conversas frutíferas com o presidente Xi, planejando juntos as próximas tarefas e chegando a acordos para fortalecer a cooperação multifacetada entre nossos países”.

Refletindo sobre suas visitas anteriores, Japarov disse “Visitei a China várias vezes e fiquei muito impressionado com sua beleza, as oportunidades que ela oferece e suas conquistas extraordinárias”.

Ele disse que o desenvolvimento de alta qualidade e a abertura de alto nível da China a ajudaram a atrair investimentos estrangeiros substanciais, enquanto os avanços do país na economia digital e inteligência artificial o tornaram um líder global nesses campos.

“Estamos felizes pelas conquistas de nossos amigos chineses”, disse ele.

Sair da versão mobile