Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Entrevista: Desenvolvimento da China impulsiona dinâmica global e crescimento da Costa do Marfim

(240112) -- ABIDJAN, Jan. 12, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Jan. 11, 2024 shows a wharf of the expansion project of the Abidjan Port in Abidjan, Cote d'Ivoire. The expansion project of the Abidjan Port in Cote d'Ivoire, undertaken by China Harbour Engineering Company (CHEC), started construction in 2015 and was put into use in 2020. (Xinhua/Han Xu)

Abidjan – O desenvolvimento da China, particularmente na esfera econômica, alterou drasticamente a dinâmica econômica global, disse um acadêmico e especialista em economia da Costa do Marfim.

Em entrevista à Xinhua no domingo, Zan Bi Claude Evariste, pesquisador e palestrante da Universidade de San Pedro, disse que parte do sucesso da China é atribuída à expansão e diversificação de mercados, juntamente com uma política proativa de “conquista internacional”.

Observando que a adesão da China à Organização Mundial do Comércio em 2001 marcou um momento essencial, o especialista disse: “Esta adesão abriu as portas da globalização para a China, permitindo que ela expandisse suas capacidades de exportação e importação”.

Ele também destacou o desenvolvimento pacífico da China, dizendo que o conceito de uma emergência pacífica foi formulado para tranquilizar a comunidade internacional e promover relacionamentos estáveis.

Foto tirada no dia 11 de janeiro de 2024 mostra vista de cais do projeto de expansão do Porto de Abidjan em Abidjan, Costa do Marfim. (Xinhua/Han Xu)

Com foco na Costa do Marfim, Zan disse que “a cooperação Costa do Marfim-China está a todo vapor”.

Dados da Alfândega do país da África Ocidental indicam que a China tem sido o principal fornecedor da Costa do Marfim desde 2016, detendo uma participação de mercado de 14,8% das importações em 2023.

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores da China, o comércio bilateral em 2023 atingiu 5,28 bilhões de dólares, marcando um aumento de 21% ao ano. As exportações chinesas totalizaram 4,21 bilhões de dólares, um aumento de 23,9%, enquanto as importações chegaram a 1,07 bilhão de dólares, refletindo um crescimento de 10,6%.

Em setembro do ano passado, a China e a Costa do Marfim estabeleceram uma parceria estratégica. Os líderes dos dois países assinaram vários acordos para promover suas relações.

“Esses projetos incluem unidades de produção agroindustrial e a transferência de habilidades em campos digitais e de comunicação”, disse Zan. “Essa dinâmica apresenta uma oportunidade sem precedentes para a Costa do Marfim se posicionar favoravelmente no cenário internacional enquanto promove seu próprio desenvolvimento”.

Sair da versão mobile