Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observatório Econômico: Setor de fundos de oferta pública da China mantém desenvolvimento estável e investirá mais no mercado afiliado

Pequim – O setor de fundos de oferta pública da China manteve um desenvolvimento estável nos últimos anos, e novas medidas estão previstas para contribuições ainda mais o crescimento deste setor em 2025, segundo um funcionário em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

Os ativos sob gestão dos fundos de oferta pública na China saltaram de 13 trilhões de yuans em 2019 para 33 trilhões de yuans (US$ 4,6 trilhões) no final de 2024, de acordo com Wu Qing, presidente da Comissão Reguladora de Valores da China.

Em 2025, as taxas de vendas dos fundos de oferta pública serão reduzidas ainda mais, poupando um total de 45 bilhões de yuans anuais aos investidores, afirmou Wu durante coletiva realizada pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado.

Na quarta-feira, as autoridades financeiras chinesas divulgaram um plano delineando medidas para estimular a entrada de fundos de médio e longo prazo no mercado de capitais para estabilizar ainda mais o desempenho financeiro, com Wu explicando na coletiva de imprensa que os fundos de oferta pública devem aumentar suas participações de capitalização em circulação no mercado acionário da parte continental em pelo menos 10% anualmente nos próximos três anos.

Wu disse que estão sendo feitos esforços para garantir que as grandes garantias estatais aloquem 30% de suas receitas de prêmios anuais recém-adicionados para investir no mercado acionário da parte continental a partir de 2025, o que deverá injetar centenas de bilhões de yuans de capital de longo prazo no mercado acionário da parte continental a cada ano.

O segundo lote de programas-piloto para investimento de longo prazo no mercado acionário por parte dos fundos de seguro será implementado no primeiro semestre de 2025, com uma escala mínima de 100 bilhões de yuans, expandindo-se gradualmente daí em diante, acrescentou Wu.

O número de investidores institucionais estrangeiros específicos havia aumentado para 866 até o final de 2024, e seu investimento no mercado auxiliar da parte continental da China era cerca de 3 trilhões de yuans no total, sendo uma das importantes fontes de capital, disse Wu na coletiva de imprensa.

Zou Lan, funcionário do Banco Popular da China, o banco central, disse na coletiva de imprensa que o banco central havia criado duas ferramentas de política para apoiar o desenvolvimento estável do mercado acionário. São elas: um programa de swap para empresas de títulos, fundos e seguros que proporcionam liquidez ao banco central por meio da garantia de ativos, e um mecanismo especial de reempréstimo para orientar os bancos a empréstimos a empresas específicas e seus principais acionistas para recompras e aumento de participações acionárias.

A escala inicial do programa de swap de 50 bilhões de yuans em outubro do ano passado foi usada para investimento no mercado acionário, e o segundo lote de 55 bilhões de yuans operado no início deste mês pode ser usado para a mesma especificamente a qualquer momento, disse Zou.

Atualmente, o valor dos fundos de seguro investidos em ações e fundos de ações ultrapassou 4,4 trilhões de yuans, disse Xiao Yuanqi, vice-chefe da Administração Nacional de Regulação Financeira, na coletiva de imprensa.

O vice-ministro das Finanças, Liao Min, disse na coletiva de imprensa que a implementação de avaliações de desempenho de longo prazo para as garantias comerciais estatais é uma medida importante para promover o uso dos mercados de capitais por essas empresas para investimentos de médio e longo prazo. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo