Budapeste – Um conjunto comemorativo de selos postais em comemorações ao próximo Ano Novo Lunar Chinês, o Ano da Serpente, foi lançado terça-feira no Centro Cultural da China em Budapeste, capital da Hungria.
Os selos foram emitidos pelo Correio da Hungria em colaboração com a Embaixada da China na Hungria, o Ministério da Economia Nacional da Hungria e o Centro Cultural da China em Budapeste.
O conjunto de quatro selos desenhados pelo artista gráfico húngaro-chinês Hu-Yang Kamilla terá tiragem limitada de 20.000 unidades impressas. O design incorpora um esquema de cores vermelho e amarelo com duas cobras vermelhas desenhadas de forma intrincada em um fundo amarelo e outro par de cobras amarelas em um fundo vermelho. O título “Ano da Serpente – 2025” aparece em chinês e húngaro.
“A Cobra da Madeira, apresentada no meu design, simboliza sabedoria e conhecimento, enquanto a madeira representa principalmente crescimento. Essas qualidades eram a essência que eu pretendia transmitir no selo”, explicou Hu-Yang à Xinhua.
O embaixador chinês na Hungria, Gong Tao, enfatizou o significado cultural e econômico da ocasião. “Na cultura chinesa, a cobra simboliza a sabedoria e a inteligência, prevendo boa sorte e sucesso”, disse ele durante a cerimônia.
Gong também demonstrou o interesse crescente das empresas chinesas em investir na Hungria, sendo que o país continua sendo o principal destino de investimentos da China na Europa Central e Oriental. Ele destacou que a China pretende manter sua posição como o maior investidor estrangeiro da Hungria em 2025.
O vice-secretário de Estado húngaro para Ativos Estatais, Geza Lang, refletiu sobre a colaboração bem sucedida entre os dois países. Ele relatou que o Correio da Hungria lançou uma série de selos do Zodíaco Chinês em 2014, com cada conjunto em comemoração ao Ano Novo Lunar. O Ano da Serpente marca a décima segunda e última edição da série.
Apesar do termo da série, Lang expressou o desejo da Hungria de continuar sua cooperação com a China em iniciativas culturais semelhantes.