Beijing – Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidiu na segunda-feira uma reunião do Birô Político do Comitê Central do PCCh.
A reunião analisou um relatório do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh depois de ouvir e discutir os relatórios de trabalho dos grupos de membros dirigentes do Partido do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), do Conselho de Estado, do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), do Supremo Tribunal Popular (STP) e da Suprema Procuradoria Popular (SPP), bem como o relatório de trabalho do Secretariado do Comitê Central do PCCh.
Também foram revisadas na reunião de opiniões sobre a promoção abrangente da proteção ecológica e do desenvolvimento de alta qualidade na Bacia do Rio Amarelo.
A reunião reuniu-se com o trabalho dos principais grupos de membros dirigentes do Partido do Comitê Permanente da APN, do Conselho de Estado, do Comitê Nacional da CCPPC, do STP e da SPP, bem como o trabalho do Secretariado do Comitê Central do PCCh no ano passado, e aprovou seus planos de trabalho para 2025.
Em 2025, os grupos de membros dirigentes do Partido das cinco instituições estatais deverão priorizar a realização das tarefas, reunir forças para contribuir para as reformas e fazer novas contribuições para o avanço do desenvolvimento de alta qualidade e da modernização da China, instruídos na reunião.
O Secretariado deve aumentar a capacidade política, fortalecer a autogovernança rigorosa e cumprir bem todos os tipos de tarefas confiadas pelo Comitê Central do PCCh, acrescentou.
A reunião também destacou a importância da proteção ecológica e do desenvolvimento de alta qualidade na Bacia do Rio Amarelo, pedindo a promoção da aplicação integral da Lei de Proteção do Rio Amarelo.
De acordo com a reunião, deve-se trabalhar para aumentar sistematicamente a capacidade de conservação das fontes de água no curso superior do Rio Amarelo, fortalecer a conservação do solo e da água no curso médio e promover a proteção de áreas úmidas e a governança ecológica no curso inferior.
A reunião também pediu esforços para garantir a segurança de importantes represas, reservatórios e infraestrutura, fortalecer a sinergia do desenvolvimento de alta qualidade do Rio Amarelo com estratégias de desenvolvimento em larga escala da região oeste e a ascensão da região central, melhorar a proteção holística e sistemática do patrimônio cultural e promover a integração da cultura e do desenvolvimento do turismo.