Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China mantém emprego estável em 2024 com taxa de desemprego mais baixa

(241216) -- BEIJING, Dec. 16, 2024 (Xinhua) -- An employee works at a supermarket in Gaomi City, east China's Shandong Province, Dec. 16, 2024. China's economic recovery gained momentum in November, fueled by a series of recent pro-growth policies that have contributed to an accumulation of positive factors. In November, the impact of combined policy measures continued to unfold, yielding excellent results in key economic indicators such as industrial output, investment, consumption and services for the past month, said the National Bureau of Statistics (NBS). (Photo by Li Haitao/Xinhua)

Pequim – A taxa média de desemprego urbano pesquisada na China ficou em 5,1% em 2024, uma queda de 0,1 ponto percentual em relação a 2023, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS, em inglês) na sexta-feira.

   A situação do emprego ocorre geralmente estável em 2024, de acordo com o NBS.

   A taxa de desemprego urbano pesquisada no país ficou em 5,1% em dezembro, enquanto a taxa para 31 grandes cidades chinesas foi de 5%, mostraram dados do NBS.

   Em 2024, o número de trabalhadores migrantes rurais somou 299,73 milhões, 2,2 milhões a mais que no ano anterior.

   A pressão de emprego sobre os jovens posteriormente desde julho, disse o porta-voz do NBS, Fu Linghui, em entrevista coletiva. Em dezembro, a taxa de desemprego pesquisada para a faixa etária de 16 a 24 anos (excluindo estudantes) diminuiu 0,4 ponto percentual mês a mês, marcando o quarto declínio consecutivo mensal.

   Fu atribuiu a situação estável do emprego no ano passado à expansão da economia, ao aumento das oportunidades de emprego no setor de serviços e à política de “emprego em primeiro lugar” do governo.

   Fu disse que em 2025 serão necessários mais esforços para manter o emprego estável devido aos desafios enfrentados pela economia e pelo mercado de trabalho.

   Ele acrescentou que programas de apoio ao emprego serão lançados para setores-chave, indústrias, comunidades urbanas e rurais e pequenas e médias empresas para promover o emprego entre os grupos-alvo e garantir a estabilidade geral no mercado de trabalho.

   As autoridades chinesas anunciaram na quinta-feira que uma iniciativa de promoção do emprego seria lançada de meados de janeiro a meados de março, com foco na oferta de serviços de emprego para candidatos a emprego rural e para aqueles que buscam oportunidades empreendedoras, bem como para pessoas que desejam contratar.

Sair da versão mobile