Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

A Ásia está se tornando centro global de P&D e inovação, diz relatório

(241224) -- GUANGZHOU, Dec. 24, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Sept. 19, 2024 shows a view of the Hetao Shenzhen-Hong Kong Science and Technology Innovation Cooperation Zone located on the two sides of the Shenzhen River in south China. Covering an area of 56,000 square kilometers, which is less than 0.6 percent of the country's total land area, the Guangdong-Hong Kong-Macao Greater Bay Area generated an economic output exceeding 14 trillion yuan in 2023, roughly one-ninth of the national total. It stands as one of China's most open and economically dynamic areas, and is also among the regions with the highest economic development quality. (Xinhua/Mao Siqian)

Shenzhen – A Ásia tem emergido de forma estável como um centro global de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação, marcada por um aumento significativo no número e na qualidade de seus clusters de inovação científica e tecnológica, de acordo com um relatório divulgado na sexta-feira.

   O Relatório 2024 de Inovação do Fórum Boao para a Ásia foi elaborado em conjunto pela Academia do Fórum Boao para a Ásia e pela Deloitte China.

   O relatório revelou que, em 2023, os 100 principais clusters de ciência e tecnologia estavam predominantemente concentrados no Leste Asiático, na Europa Ocidental e na América do Norte. Entre eles, o cluster de Tóquio-Yokohama, no Japão, destacou-se como o maior e mais bem sucedido centro de ciência e tecnologia do mundo.

   Além disso, de acordo com o relatório, o cluster da Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau tem obtido cada vez mais reconhecimento internacional por suas conquistas em inovação tecnológica industrial.

   O relatório também descobriu que o Leste Asiático liderou os pedidos de patentes globais, respondendo por 62,6% do total de registros de patentes do mundo.

   A China ficou em primeiro lugar no ranking global de pedidos e concessões de patentes, com 1.677 milhões de pedidos e 920.800 concessões em 2023. A China, o Japão e a República da Coreia ocuparam posições dominantes em patentes de inteligência artificial e tecnologias de comunicação.

Sair da versão mobile