Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Tibetanos atingidos por terremotos de magnitude 6,8 estão aquecidos, e riscos de reservatórios são contidos

Lhasa – Ao todo, 5.152 casas pré-fabricadas foram montadas desde que um terremoto de magnitude 6,8 sacudiu o distrito de Dingri, na Região Autônoma de Xizang, sudoeste da China, na semana passada, para proteger os moradores acomodados do frio intenso, de acordo com uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira.

Até agora, 13 mil casas pré-fabricadas foram asseguradas, com 6.135 entregas entregues para a zona atingida pelo terremoto e 5.152 unidades já montadas. Unidades habitacionais adicionais estão no caminho da zona do terremoto.

Manter os indivíduos afetados pelos terremotos quentes durante o atual estágio de reassentamento é a máxima prioridade para o departamento de gestão de emergências da região autônoma, disse Wei Jun, vice-chefe do departamento, na coletiva de imprensa.

Em 7 de janeiro, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu Dingri, lar do acampamento base norte do pico mais alto do mundo, o Monte Qomolangma, matando 126 pessoas.

Com uma população de mais de 60 mil habitantes, Dingri é um dos distritos fronteiriços mais populosos de Xizang. Há 27 aldeias e cerca de 6.900 pessoas num raio de 20 km do epicentro.

A zona do terremoto, situada a uma altitude de mais de 4 mil metros acima do nível do mar, está passando por sua época mais fria do ano.

Materiais para combater o frio, incluindo fogões elétricos, cobertores de aquecimento elétrico e roupas acolchoadas de algodão, foram entregues aos moradores afetados pelo terremoto ao tempo, de acordo com Wei.

Enquanto isso, as autoridades de conservação de água operaram 14 reservatórios (usinas hidrelétricas) na área atingida pelo terremoto e identificaram rachaduras junto com outros sinais de risco em cinco deles. Três reservatórios foram drenados de água, de acordo com a coletiva de imprensa.

No reservatório de La’ang, ameaçado de perigo, na vila de Changsuo, em Dingri, as autoridades estão aumentando o fluxo de descarga para mitigar o risco de queda da barragem, de acordo com Wei.

Para proteger a vida e a propriedade dos moradores afetados, aproximadamente 1.500 pessoas de seis aldeias a jusante do reservatório foram realocadas com segurança para novos abrigos de emergência localizados em altitudes mais altas, longe das margens dos rios.

Em outro desenvolvimento, as equipes de resgate na área do desastre recuperaram dinheiro totalizando cerca de 6,96 milhões de yuans (US$ 968 mil).

As estatísticas preliminares indicavam que, até à tarde de quarta-feira, as doações de todos os sectores da sociedade totalizavam cerca de 1,64 biliões de yuans, incluindo 1,53 biliões de yuans em fundos e 106 milhões de yuans em bens.

De acordo com o departamento regional de assuntos civis, as contribuições são usadas principalmente para a realocação e reassentamento das comunidades afetadas e para garantir as necessidades básicas de vida.

O departamento alocou mais de 6,63 milhões de yuans dos fundos do governo central para o distrito de Dingri.

Sair da versão mobile