Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Como um mecanismo-chave que impulsiona a cooperação entre a China e a América Latina

(250102) -- BEIJING, Jan. 2, 2025 (Xinhua) -- A container is lifted at Chancay Port in Peru, on Nov. 14, 2024. The inauguration ceremony of Chancay Port was held on Nov. 14, 2024 local time. Chancay Port is not only an important project under Belt and Road cooperation, but also the first smart and green port in South America. (Xinhua/Li Mengxin)

Pequim – Este ano marca o 10º aniversário do lançamento do Fórum China-Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

“O Fórum China-CELAC, uma jovem muda aos nossos olhos, precisa da dedicação e do cultivo de ambos os lados para crescer maior e mais forte”, disse o presidente chinês Xi Jinping em 2015 na primeira reunião ministerial do Fórum China-CELAC.

Durante a última década, a China e seus parceiros da América Latina e do Caribe (ALC) alcançaram um progresso notável na construção de confiança política mútua, no fortalecimento da cooperação econômica, no aumento dos intercâmbios culturais e na melhor cooperação dos assuntos internacionais dentro da estrutura do mecanismo do fórum.

MAIOR CONFIANÇA POLÍTICA

O fórum tem desempenhado um papel importante para que a China e os países da América Latina e do Caribe (ALC) comparem suas observações sobre a melhoria da governança e o alinhamento de suas respectivas estratégias de desenvolvimento nos últimos dez anos.

Desde 2015, foram realizadas três reuniões ministeriais, bem como oito rodadas de diálogo entre os ministros das Relações Exteriores da China e o Quarteto da CELAC, que é composto pela Presidência Pro Tempore (PPT) anterior, atual e futura do grupo e da Comunidade do Caribe .

Além disso, foram criados 43 subfóruns temáticos que abrangem áreas importantes como agricultura, inovação científica e tecnológica, redução da pobreza, desenvolvimento verde, gerenciamento de desastres, cooperação em defesa, intercâmbios entre think tanks e aplicação da lei anticorrupção.

Nos seus estudos aprofundados, os dois lados também exploraram o caminho da modernização que se adapta às suas respectivas condições nacionais.

Uma série de atividades intensificou-se e expandiu os intercâmbios e o diálogo entre a China e a ALC, incluindo o IV Fórum de Partidos Políticos China-CELAC, que reuniu representantes de quase 100 partidos políticos nacionais e regionais de 30 países da ALC.

Em uma década, o Fórum China-CELAC evoluiu de uma visão para um mecanismo de cooperação prática, disse Sun Yanfeng, pesquisador do Instituto de Estudos Latino-Americanos, sob a égide do Instituto de Relações Internacionais Contemporâneas da China (CICIR, na sigla em inglês).

Sair da versão mobile