Pequim – O número de viagens de entrada feitas por estrangeiros na China sob as políticas de autorização de visto do país em 2024 dobrou em comparação com o ano anterior, introduzindo que as políticas expandidas de autorização de visto da China e as ações relacionadas que promovem uma maior abertura ao mundo estão trazendo benefícios e ganhando reconhecimento de viajantes em todo o mundo.
As agências de inspeção de fronteiras em toda a China lidaram com 64,88 milhões de viagens transfronteiriças de estrangeiros em 2024, um aumento de 82,9% em relação ao ano anterior. Entre elas, mais de 20 milhões de viagens de exterior foram efetuadas sem visto, um aumento de 112,3% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Administração Nacional de Imigração (NIA, em inglês) nesta terça-feira.
Esses dados demonstraram que a China registou 610 milhões de entradas e saídas em 2024, representando um aumento de 43,9% em relação a 2023.
Em 2024, cerca de 2,6 milhões de vistos chineses foram emitidos para estrangeiros, um aumento de 52,3% ano a ano, revelaram os dados. As autoridades relevantes também proporcionaram maior conveniência para 72 mil estrangeiros em termos de extensão, renovação e reemissão de vistos na China.
Os serviços para residentes da parte continental da China que desejam viajar para o exterior também foram simplificados. Em 2024, quase 23,32 milhões de passaportes foram emitidos para cidadãos chineses, um aumento anual de 26,5%. Além disso, mais de 94,5 milhões de autorizações ou documentos foram emitidos para residentes da parte continental para viajar para a Região Administrativa Especial de Hong Kong, Região Administrativa Especial de Macau e região de Taiwan no ano passado, marcando um salto de 9, 8% em relação a 2023.
No ano passado, 291 milhões de viagens transfronteiriças foram realizadas por residentes da parte continental da China, um aumento anual de 41,3%.
Enquanto isso, os portos na parte continental registaram 254 milhões de viagens transfronteiriças feitas por residentes de Hong Kong, Macau e Taiwan no ano passado, um aumento de 38,8% em relação ao ano anterior.
As autoridades de imigração também visaram crimes que buscavam minar a gestão das fronteiras, lidando com mais de 35 mil casos e capturando mais de 79 mil suspeitos, segundo a NIA.
Notavelmente, as autoridades relevantes lidaram com quase 500 casos relacionados a drogas, 105 dos quais envolveram narcóticos com peso de pelo menos 10 kg, prendendo 653 pessoas e apreendendo cerca de 7,8 toneladas de narcóticos.
Em 2024, a China modificou uma série de novas políticas de entrada e trânsito sem visto, proporcionando aos estrangeiros maior conveniência para visitar o país e demonstrando sua determinação e compromisso inabaláveis com a abertura.
As últimas mudanças incluem uma política de interrupção de entrada sem visto alterada em novembro do ano passado para permitir que portadores de passaportes comuns de 38 países visitem a China por no máximo 30 dias sem solicitação de visto.
No seguinte, a China anunciou um relaxamento da política de trânsito sem visto, estendendo a estadia permitida para viajantes estrangeiros transportados para 240 horas, em relação aos meses anteriores de 72 horas ou 144 horas.
Durante o feriado de Ano Novo deste ano, a China viu mais de 1,8 milhão de viagens transfronteiriças, o que marcou um aumento de 13,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre elas, 185 mil foram feitas por viajantes estrangeiros, representando um aumento de 33,6% em relação ao ano anterior.
Um relatório divulgado pela agência de viagens online chinesa Ctrip mostrou que o índice de busca de viagens de saída para o feriado da Festa da Primavera deste ano aumentou 51% ano a ano. Enquanto isso, o volume de reservas de viagens de turistas estrangeiros para a China cresceu 203% em comparação ao mesmo período durante o Ano Novo Chinês do ano passado.