Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Viagens sem visto para China dobram em 2024

(241205) -- BEIJING, Dec. 5, 2024 (Xinhua) -- Tourists from Hungary show souvenirs bought at Tiantan (Temple of Heaven) Park in Beijing, capital of China, Dec. 5, 2024. Expanding visa-free policy is a milestone in China's journey toward greater openness and also shows its confidence on the global stage. So far, 38 countries enjoy unilateral visa-free access, and the maximum stay for visitors has been extended to 30 days as of Nov. 30. In the third quarter of 2024, the number of foreigners who entered China reached 8.186 million, up 48.8 percent year on year. Among them, 4.885 million entered China visa-free, a year-on-year increase of 78.6 percent. "China Travel" enables the world to have a direct appreciation of the development achievements of Chinese modernization, and experience the charm of Chinese culture, the new scenes of life-changing technology, the beautiful life of Chinese urban and rural residents, and the ecological advancement in China. (Xinhua/Ju Huanzong)

Pequim – O número de viagens de entrada feitas por estrangeiros na China sob as políticas de autorização de visto do país em 2024 dobrou em comparação com o ano anterior, introduzindo que as políticas expandidas de autorização de visto da China e as ações relacionadas que promovem uma maior abertura ao mundo estão trazendo benefícios e ganhando reconhecimento de viajantes em todo o mundo.

   As agências de inspeção de fronteiras em toda a China lidaram com 64,88 milhões de viagens transfronteiriças de estrangeiros em 2024, um aumento de 82,9% em relação ao ano anterior. Entre elas, mais de 20 milhões de viagens de exterior foram efetuadas sem visto, um aumento de 112,3% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Administração Nacional de Imigração (NIA, em inglês) nesta terça-feira.

   Esses dados demonstraram que a China registou 610 milhões de entradas e saídas em 2024, representando um aumento de 43,9% em relação a 2023.

   Em 2024, cerca de 2,6 milhões de vistos chineses foram emitidos para estrangeiros, um aumento de 52,3% ano a ano, revelaram os dados. As autoridades relevantes também proporcionaram maior conveniência para 72 mil estrangeiros em termos de extensão, renovação e reemissão de vistos na China.

   Os serviços para residentes da parte continental da China que desejam viajar para o exterior também foram simplificados. Em 2024, quase 23,32 milhões de passaportes foram emitidos para cidadãos chineses, um aumento anual de 26,5%. Além disso, mais de 94,5 milhões de autorizações ou documentos foram emitidos para residentes da parte continental para viajar para a Região Administrativa Especial de Hong Kong, Região Administrativa Especial de Macau e região de Taiwan no ano passado, marcando um salto de 9, 8% em relação a 2023.

   No ano passado, 291 milhões de viagens transfronteiriças foram realizadas por residentes da parte continental da China, um aumento anual de 41,3%.

   Enquanto isso, os portos na parte continental registaram 254 milhões de viagens transfronteiriças feitas por residentes de Hong Kong, Macau e Taiwan no ano passado, um aumento de 38,8% em relação ao ano anterior.

   As autoridades de imigração também visaram crimes que buscavam minar a gestão das fronteiras, lidando com mais de 35 mil casos e capturando mais de 79 mil suspeitos, segundo a NIA.

   Notavelmente, as autoridades relevantes lidaram com quase 500 casos relacionados a drogas, 105 dos quais envolveram narcóticos com peso de pelo menos 10 kg, prendendo 653 pessoas e apreendendo cerca de 7,8 toneladas de narcóticos.

   Em 2024, a China modificou uma série de novas políticas de entrada e trânsito sem visto, proporcionando aos estrangeiros maior conveniência para visitar o país e demonstrando sua determinação e compromisso inabaláveis ​​com a abertura.

   As últimas mudanças incluem uma política de interrupção de entrada sem visto alterada em novembro do ano passado para permitir que portadores de passaportes comuns de 38 países visitem a China por no máximo 30 dias sem solicitação de visto.

   No seguinte, a China anunciou um relaxamento da política de trânsito sem visto, estendendo a estadia permitida para viajantes estrangeiros transportados para 240 horas, em relação aos meses anteriores de 72 horas ou 144 horas.

   Durante o feriado de Ano Novo deste ano, a China viu mais de 1,8 milhão de viagens transfronteiriças, o que marcou um aumento de 13,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre elas, 185 mil foram feitas por viajantes estrangeiros, representando um aumento de 33,6% em relação ao ano anterior.

   Um relatório divulgado pela agência de viagens online chinesa Ctrip mostrou que o índice de busca de viagens de saída para o feriado da Festa da Primavera deste ano aumentou 51% ano a ano. Enquanto isso, o volume de reservas de viagens de turistas estrangeiros para a China cresceu 203% em comparação ao mesmo período durante o Ano Novo Chinês do ano passado.

Sair da versão mobile