Beijing – A China inaugurou sua maior migração populacional anual na terça-feira, 15 dias antes da Festa Chinesa da Primavera, ou Ano Novo Lunar.
Este evento marca o primeiro “chunyun”, ou a temporada de viagens pela Festa da Primavera, depois que a UNESCO inscreveu a Festa da Primavera na lista do património cultural imaterial em dezembro do ano passado.
Nove bilhões de viagens são esperados durante a temporada de viagens deste ano, que termina em 22 de fevereiro, com viagens de passageiros ferroviários e aéreos devendo atingir recordes.
Durante esta temporada, serão feitos 7,2 bilhões de viagens rodoviárias e mais de 90 milhões de viagens na aviação civil. Mais de 510 milhões de viagens de passageiros também serão realizadas pelas ferrovias do país, com uma média de 12,75 milhões de viagens diárias, um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Cerca de 10,3 milhões de viagens de trem deverão ser realizadas na terça-feira, o primeiro dia da temporada de viagens.
O desejo do público de viagens é forte, e o fluxo total de passageiros deve crescer constantemente durante a temporada de viagens, de acordo com a China State Railway Group Co., Ltd.
Para atender à demanda crescente, a operadora ferroviária da China aumentou a capacidade de transporte de passageiros. Mais de 14 mil trens de passageiros serão selecionados diariamente, em média, durante o “chunyun” deste ano, fornecendo 500 mil assentos adicionais por dia. Espera-se que a capacidade de transporte ferroviário de passageiros cresça cerca de 4% ano a ano.
Na China, o aumento de viagens de 40 dias fará com que centenas de milhões de pessoas retornem às suas terras natais para reuniões familiares.