Daca – “É ótimo poder estar aqui neste evento. Joguei alguns jogos e estou muito feliz”, disse Sohan Hossain, garoto de Bangladesh, cantando “Feliz Ano Novo Chinês a todos”.
A Feira do Templo “Feliz Ano Novo Chinês” foi realizada pelo Ministério da Cultura e Turismo da China e pela Embaixada Chinesa em Bangladesh.
Durante o evento, os participantes chineses e de Bangladesh aproveitaram danças de dragão e leão, artes marciais, apresentações instrumentais e danças tradicionais chinesas, além de visitas às estações de exposição cultural da Festa da Primavera e mercados com produtos relacionados ao Ano Novo.
Escrever dísticos da Festa da Primavera e fazer bolinhos estavam entre as atividades mais atrativas.
“Gostamos muito desse evento. O povo de Bangladesh gosta disso”, disse à Xinhua, Sarwar Hossain, pai de Sohan Hossain, acrescentando que “a cultura chinesa está criando uma enorme influência em Bangladesh. Muitas pessoas participam deste evento, mostrando que o povo de Bangladesh conhece os festivais chineses. Está criando uma influência crescente no país”.
“Depois de vir aqui, aprendi que este ano é o Ano da Cobra, e o ano passado foi o do Dragão na China. É interessante”, disse Tahsin, que levou sua filha à feira do templo. “Sinto uma atmosfera realmente festiva aqui, adoro isso”.
A estudante da Universidade de Daca, Sadia Khan, estudou chinês na China por um ano e presenciou a Festa da Primavera Chinesa lá. “Sei que as pessoas acendem fogos de artifício, preparam jantares fartos e usam roupas vermelhas. Até certo ponto, a cultura da festa chinesa é semelhante à de Bangladesh. Então a entendemos com facilidade”.
“Ao mesmo tempo, também apresentei a cultura da festa chinesa aos meus amigos e parentes porque espero que cada vez mais pessoas de Bangladesh conheçam, aprendam sobre e entendam isso”, disse Sadia.
“Nos reunimos aqui para celebrar a festa tradicional mais significativa da cultura chinesa e dar início ao 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Bangladesh e o Ano de Intercâmbios Pessoais China-Bangladesh”, disse o embaixador em Bangladesh, Yao Wen.
“Espero que, por meio desta Feira do Templo ‘Feliz Ano Novo Chinês’, esperamos estar tão próximos quanto uma família de todos os convidados e amigos em Bangladesh, pendurar lanternas e decorações, dividir a alegria da Festa da Primavera e transmitir receptividade e harmonia “.
O consultor cultural de Bangladesh para o governo interino, Mostofa Sarwar Farooki, expressou seu amor pela cultura da Festa da Primavera Chinesa e desejou a todos os cidadãos chineses de Bangladesh um feliz ano novo.
Ele também elogiou a China por seu firme apoio ao desenvolvimento de Bangladesh e espera que os dois países fortaleçam os intercâmbios e a cooperação em vários campos e abram um capítulo nas relações China-Bangladesh.