Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Foguete Smart Dragon-3 da China lança satélites do mar

(250113) -- HAIYANG, Jan. 13, 2025 (Xinhua) -- A Smart Dragon-3 rocket carrying the satellite group CentiSpace 01 blasts off from the sea near the city of Haiyang in east China's Shandong Province, Jan. 13, 2025. The rocket lifted off on Monday in east China's Shandong Province, sending the satellite group CentiSpace 01 into the planned orbit. Taiyuan Satellite Launch Center conducted the offshore launch mission. (Photo by Xu Yajing/Xinhua)

Haiyang, Shandong – Um foguete Smart Dragon-3 (SD-3) decolou nesta segunda-feira da Província de Shandong, no leste da China, enviando o grupo de satélites CentiSpace 01 para suas órbitas planejadas.

   O foguete decolou às 11h (horário de Pequim) do mar nas proximidades da cidade de Haiyang. O Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan adaptou a missão de lançamento offshore.

   Desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, o foguete SD-3 tem um comprimento total de 31 metros e um peso de 140 toneladas.

   Liu Wei, vice-projetista-chefe do foguete SD-3, informou que este foi o primeiro lançamento de órbita de baixa profundidade das águas offshore de Haiyang.

   “Selecionar esse local para o lançamento não apenas garante a segurança, mas também reduz as despesas de navegação marítima, encurta o tempo de preparação técnica e aumenta a eficiência econômica da missão”, disse Liu.

   Ele acrescentou que o lançamento do mar fornece a capacidade do foguete de se adaptar ao ambiente marítimo difícil e aos ventos fortes durante o inverno.

   As cargas úteis a bordo incluem um grupo de 10 satélites CentiSpace 01, que serão usados ​​para aquisição de dados do ambiente espacial e testes de rede laser intersatélite.

   O lançamento também contou com a carga útil mais pesada deste foguete até o momento, com capacidade de carga de 1.600 kg.

   O SD-3 é um membro da família de foguetes Dragon da China cujo voo inaugural ocorreu em 2022, a partir de um navio no Mar Amarelo.

   Ao contrário dos foguetes Longa Marcha, que são os principais veículos de lançamento do país, a série Dragon foi desenvolvida especificamente para atender à crescente demanda do mercado por lançamentos de pequenos satélites comerciais de órbita baixa e redes de satélites.

   A missão desta segunda-feira é o primeiro lançamento baseado no março da China em 2025.

   Haiyang testemunhou 15 missões de lançamento marítimo desde 2019, que enviaram 89 satélites ao espaço.

Sair da versão mobile