Beijing – A China planeja construir um centro nacional de inovação tecnológica voltado para segurança e confiabilidade de equipamentos de transporte aquático em uma importante cidade portuária na Província de Zhejiang, no leste da China.
A iniciativa deve promover o desenvolvimento de alta qualidade da indústria de equipamentos de transporte aquático, contribuindo para o desenvolvimento do setor de transporte do país, informou o Diário de Ciência e Tecnologia nesta segunda-feira.
Um acordo de cooperação foi assinado entre o governo municipal de Ningbo, o comitê administrativo da Zona Nacional de Desenvolvimento Industrial de Alta Tecnologia de Ningbo e a Sociedade de Classificação da China (CCS, em inglês) para a criação conjunta do centro. Essa nova plataforma de inovação integrará ciência, tecnologia e aplicações práticas.
De acordo com um representante da CCS, a parceria busca fomentar o desenvolvimento de um cluster industrial de equipamentos de alta qualidade e fortalecer a resiliência e a segurança das cadeias de fornecimento de equipamentos de transporte aquático na China. Além disso, o centro fornecerá suporte técnico para a consolidação de Ningbo como uma cidade central na área marítima e para o crescimento de alta qualidade do setor fabricante local.
O acordo prevê que as três partes promovam conjuntamente pesquisas tecnológicas de base, a aplicação de realizações de pesquisa e a formação de talentos de alto nível no setor de equipamentos de transporte aquático.
A cooperação também atenderá às demandas de inovação em áreas como exploração em águas polares profundas, transporte marítimo inteligente, transporte verde, embarcações de alta tecnologia, equipamentos de engenharia marítima e novos materiais para o setor marítimo.
Como parte do projeto, será construída uma plataforma abrangente de teste e verificação para equipamentos de transporte aquático.
Sob administração do Ministério do Transporte, a CCS fornece especificações e padrões técnicos mundialmente líderes para navios, instalações offshore, contêineres e produtos industriais relacionados, atuando como uma prestadora independente de serviços de inspeção de terceira parte.