Lhasa – As operações de busca e resgate ocorreram em sua fase final após um terremoto de magnitude 6,8 ter atingido o distrito de Dingri, na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, na manhã de terça-feira. -feira, informou o governo regional nesta quarta-feira.
O foco agora está na realocação de moradores afetados pelo terremoto e na sobrevivência pós-desastre, afirmou Hong Li, chefe do departamento regional de gestão de emergências, durante uma coletiva de imprensa.
O governo não poupará esforços em localizar as pessoas que ainda estão desaparecidas e em tratar os feridos, acrescentou Hong.
Mais de 10 mil membros de resgate foram enviados rapidamente para as operações de busca e resgate, tendo localizado e resgatado 407 pessoas, informou Wang Fanghong, prefeito de Xigaze, que administra Dingri.
Wang informou que 187 locais de realocação foram montados para atender 46.500 pessoas deslocadas. Além disso, 484 turistas em Dingri, incluindo 13 estrangeiros, regressaram em segurança à cidade de Xigaze.
O governo central já enviou um segundo envio de ajuda, com 20 mil itens, como cobertores e camas dobráveis, 2 mil conjuntos de alojamentos temporários e 200 mil suprimentos de inverno, para as áreas afetadas pelo terremoto.