Beijing – Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), pediu nesta segunda-feira que uma batalha dura, prolongada e completa contra a corrupção seja resolutamente vencida.
Xi, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, enfatizou a autogovernança rigorosa do Partido com o espírito de reforma ao discursar na quarta sessão plenária da 20ª Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCCh, que foi inaugurada na segunda-feira em Pequim.
Xi disse que, desde o início da nova era, foram feitos esforços sem precedentes para promover a autogovernança plena e específica do Partido e a luta contra a corrupção, produzindo resultados extremamente reconhecidos.
Ele enfatizou a necessidade de tomar medidas resolutas e sustentáveis para combater a corrupção.
“A corrupção é a maior ameaça ao Partido, e combate-la representa o tipo mais completo de autorreforma”, disse Xi.
Enfrentando desafios significativos na luta contra a corrupção, o Partido comprometeu-se com a investigação e o tratamento de todos os casos de corrupção para manter a integridade das autoridades, disse Xi.
Mas ele também relatou que a luta contra a corrupção continua sendo “um desafio grave e complexo”, exigindo o fortalecimento da determinação e da confiança nesse sentido.
Xi enfatizou a importância de fazer mais progressos na autogovernança do Partido para garantir que o Partido continue sendo o núcleo de liderança forte na construção do socialismo com características chinesas e para garantir o avanço constante da modernização chinesa.
É imperativo realizar uma supervisão política concreta, direcionada e regular e manter um alto grau de unidade com o Comitê Central do PCCh, tanto em palavras quanto em ações, disse Xi.
Observando que o persistência da disciplina do Partido é uma tarefa contínua, Xi solicitou o estabelecimento de um mecanismo regular e de longo prazo para a educação disciplinar. É essencial reforçar a administração e a supervisão rigorosa dos funcionários e incentivá-los a tomar medidas de reforma e inovação, respeitando as regras e a disciplina, enfatizou Xi.
É fundamental manter uma postura rígida contra a corrupção, concentrando-se em questões, setores e alvos importantes, disse Xi, pedindo esforços para lidar tanto com a coleta quanto com a oferta de suborno e eliminar os riscos sistêmicos de corrupção.
Ele também ressaltou a implementação de mecanismos de longo prazo para lidar com formalidades inúteis e reduzir os encargos nos níveis de base.
Xi enfatizou que as autoridades de inspeção e supervisão disciplinar são cruciais para o avanço da autorreforma do Partido, exigindo mais esforços para garantir que seu trabalho seja realizado de forma padronizada, baseada na lei e profissional.
Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi e Ding Xuexiang, todos os membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, participaram da reunião.
Li Xi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e secretário da CCID, presidiu a reunião. Ele disse que o discurso de Xi apresentou um plano estratégico para exercer ainda mais a autogovernança plena e rigorosa do Partido, exigindo esforços inabaláveis para promover a luta contra a corrupção.