Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira que a nação permaneça confiante no próximo ano, ressaltando que a segunda maior economia do mundo pode superar seus desafios e pressão por meio do trabalho duro.
Xi fez os comentários em sua mensagem de Ano Novo de 2025 proferida por meio do Grupo de Mídia da China e da internet.
Preparado para concluir totalmente seu 14º Plano Quinquenal em 2025, a China implementará políticas mais proativas e eficazes, priorizará o desenvolvimento de alta qualidade, promoverá maior autossuficiência e força em ciência e tecnologia e manterá um impulso sólido no desenvolvimento econômico e social, disse Xi.
Ele assinalou que a economia chinesa “enfrenta agora algumas novas condições, incluindo desafios de incertezas no ambiente externo e pressão de transformação de antigos motores de crescimento para novos motores de crescimento”.
“Mas podemos prevalecer com nosso trabalho duro. Como sempre, crescemos no vento e na chuva e ficamos mais fortes em tempos difíceis.
Ao analisar os passos da China em 2024, Xi disse que a economia se recuperou e está em uma trajetória ascendente, com o PIB nacional previsto para ultrapassar o marco de 130 trilhões de yuans (US$ 18,08 trilhões) e a produção de grãos do país ultrapassando 700 milhões de toneladas.
Ele também observou que a China fomentou novas forças produtivas de qualidade, e novos setores, formas e modelos de negócios surgindo. Pela primeira vez, a China produziu mais de 10 milhões de veículos de nova energia em um ano, e avanços foram feitos em campos como circuitos integrados, inteligência artificial e comunicações quânticas.