Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Projeto de água rural financiado pela LMC é concluído em Nay Pyi Taw, Mianmar

Nay Pyi Taw – Uma conferência para marcar a conclusão de um projeto de água rural necessária, financiado pelo Fundo Especial de Cooperação Lancang-Mekong, foi realizada em Nay Pyi Taw na sexta-feira.

Durante a cerimônia no local do projeto na Vila Aung Thar, município de Lewe, o ministro da União para Cooperativas e Desenvolvimento Rural de Mianmar, U Hla Moe, agradeceu à China por apoiar o projeto de água potável.

Ele disse que a China tem ajudado ativamente o desenvolvimento do sustento das pessoas nos países da região do Rio Mekong-Lancang com projetos intergovernamentais e privados.

O projeto não só fornece água potável para os moradores, como ajuda a agricultura e a pecuária na vila, disse ele.

Ouyang Daobing, conselheiro da Embaixada Chinesa em Mianmar, disse que, para promover a cooperação prática nos recursos hídricos de Lancang-Mekong, a China financiou vários projetos que focam nas necessidades e beneficiam o sustento das pessoas.

O projeto em Nay Pyi Taw, Mianmar, é importante para a cooperação e o desenvolvimento rural China-Mianmar. Ele pode não só resolver o problema de falta de água enfrentado pelos moradores, como promover o desenvolvimento verde e sustentável da Vila Aung Thar, disse ele.

Ouyang disse que a China continua promovendo as trocas culturais entre a China e Mianmar, aumentando o entendimento mútuo e a amizade entre as pessoas e fornecendo mais ajuda para a prosperidade e o desenvolvimento do país, a felicidade das pessoas e a construção de uma comunidade China-Mianmar mais próximo com futuro compartilhado.

Compreendido pelo Instituto de Pesquisa Científica do Rio Changjiang da Comissão de Recursos Hídricos de Changjiang do Ministério de Recursos Hídricos da China e construído pela SPIC Yunnan International Power Investment Co., Ltd, o projeto de água potável rural resolveu o problema da água potável para mais de 300 moradores e melhorou a segurança hídrica.

Enquanto isso, o projeto aliviou o problema de acesso à água para o gado, garantiu água potável para o gado na estação seca, melhorou a taxa de sobrevivência dos rebanhos e das aves, além de aumentar a renda dos moradores.

Morador pega água de tanque de armazenamento auxiliado pelo Fundo Especial de Cooperação Lancang-Mekong na Vila Aung Thar, município de Lewe, Nay Pyi Taw, Mianmar, no dia 27 de dezembro de 2024. Uma conferência para marcar a conclusão de um projeto de água A investigação rural, financiada pelo Fundo Especial de Cooperação Lancang-Mekong, foi realizada em Nay Pyi Taw na sexta-feira. (Xinhua/Myo Kyaw Soe)

Sair da versão mobile