Lusaca – As empresas chinesas na Zâmbia devem assumir um papel de liderança na condução da inovação do país e no alinhamento com a transformação tecnológica e industrial global, disse o embaixador chinês na Zâmbia.
“Peço às empresas chinesas que aproveitem as oportunidades emergentes na Zâmbia em setores como energia solar, mineração verde, tecnologia da informação e comunicação e veículos elétricos, ao mesmo tempo em que expandem a colaboração no desenvolvimento verde e na economia digital”, disse o embaixador Han Jing na sexta-feira à noite durante uma conferência anual e fórum empresarial organizado pela Câmara de Comércio Chinesa na Zâmbia.
O evento incluiu a concessão de certificados a empresas chinesas em reconhecimento às suas contribuições em diversas áreas, incluindo excelente responsabilidade social corporativa e avanço no emprego.
O embaixador elogiou a Câmara de Comércio Chinesa na Zâmbia pelo seu papel fundamental na promoção da cooperação comercial e de investimentos entre as duas nações.
O ministro do Comércio, Negócios e Indústria da Zâmbia, Chipoka Mulenga, elogiou as empresas chinesas por investirem na agregação de valor aos materiais-primas do país.
“Nosso governo está focado em promover agregação de valor aos materiais-primas, e estamos convencidos de que as empresas chinesas já começaram a investir nessa área”, disse Mulenga.
Ele observou que duas empresas chinesas estabeleceram fábricas na Zâmbia para produzir cabos elétricos de cobre de origem local.
“A Zâmbia está aprendendo lições com a China, que fez esforços importantes para promover agregação de valor às matérias-primas como uma estratégia para o crescimento econômico”, acrescentou Mulenga. “Estamos gratos que as empresas chinesas tenham respondido ao nosso pedido de investimento em agregação de valor”.