Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Corredor comercial emblemático registra recorde de volume anual de trens em 2024

(240803) -- BEIJING, Aug. 3, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on July 31, 2024 shows a view of Qinzhou Port in Qinzhou, south China's Guangxi Zhuang Autonomous Region. As of Aug. 2 this year, more than 500,000 twenty-foot equivalent unit (TEU) containers for rail-sea intermodal transportation have been delivered via the New International Land-Sea Trade Corridor, the highest level for the same period in all years. (Xinhua/Zhang Ailin)

Nanning – O Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo, uma importante rede logística que conecta as regiões ocidentais da China aos mercados globais – o mercado da ASEAN em particular – ultrapassou um volume histórico de 10 mil viagens de trens intermodais ferroviário-marítimo este ano, de acordo com o Beibu Gulf Port Group.

   Na manhã desta segunda-feira, um trem de carga transportando 90 contêineres partiu da estação central de contêineres da ferrovia de Qinzhou, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, com destino a Chongqing, uma metrópole continental no sudoeste da China .

   A partida marcou a primeira vez que o volume anual de trens atingiu 10 mil neste corredor, comumente conhecido como o novo corredor terrestre-marítimo ocidental, refletindo um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior, disse a empresa.

   Em setembro de 2017, o corredor sul de Chongqing para Cingapura via Província de Guizhou e Guangxi – o precursor do Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo – foi inaugurado. Em agosto de 2019, um plano da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma elevou o corredor de uma iniciativa local a um projeto estratégico nacional.

   Ancorado em Chongqing e apoiado por nós críticos nas principais regiões provinciais do oeste da China, o corredor utiliza uma mistura de transporte ferroviário, marítimo e rodoviário para conectar a China a destinos globais por meio de portos costeiros e fronteiriços em Guangxi e na Província de Yunnan .

   O serviço intermodal ferroviário-marítimo do corredor teve um aumento notável no volume de viagens de trem, expandindo de 178 trens em seu primeiro ano para mais de 10 mil este ano.

   Um dos principais destaques deste ano foi o aumento do comércio exterior com os países do Acordo de Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, da sigla em inglês). O corredor facilitou o transporte de 87.846 unidades equivalentes a vinte pés (TEUs) de e para os países membros da RCEP, um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

   As mercadorias transportadas pelo corredor se expandiram para 1.166 categorias. O serviço de carga agora cobre 73 cidades domésticas e se conecta a 542 portos em 125 países e regiões em todo o mundo.

   “O Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo se transformou de uma única rota para uma rede, ligando diversas culturas e economias”, disse Lei Xiaohua, pesquisador da Academia de Ciências Sociais de Guangxi. “Também oferece aos países ao longo do corredor uma porta de entrada eficiente para a cadeia industrial global.”

Sair da versão mobile