Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Robôs humanoides de fabricação chinesa fazem estreia na cidade-sede dos Jogos Mundiais na China

Chengdu – Sete robôs humanoides foram lançados oficialmente na sexta-feira em Chengdu, capital da Província de Sichuan, e deverão ser usados ​​nos Jogos Mundiais de 2025, que serão sediados na metrópole do sudoeste da China.

Os robôs, revelados em uma coletiva de imprensa para mostrar as conquistas de inovação de Sichuan na indústria de robôs, funcionaram em vários cenários, como revelação da tocha, exposições esportivas, recepção e serviços de varejo, informou Liu Sha, funcionária do departamento municipal de varejo economia e informatização de Chengdu.

“A estreia desses robôs humanoides marca um avanço significativo no desenvolvimento de Chengdu neste campo de ponta”, disse Liu à Xinhua.

Os robôs, todos desenvolvidos pela Chengdu Humanoid Robot Innovation Center Co., Ltd. (CHRIC), incluem seis protótipos de robôs e um ainda em fase conceitual.

Entre eles, o Honghu, um robô humanoide bípede, é o primeiro robô humanoide totalmente desenvolvido em Chengdu, com um “cérebro poderoso” que permite ao robô realmente entender, raciocinar e executar tarefas, disse o presidente da CHRIC, Zhang Ruirui, à Xinhua .

O Honghu está equipado com o primeiro modelo chinês de inferência de alta velocidade para robô humanoide baseado em uma arquitetura de difusão e um modelo multimodal de robô. Assim, é capaz de obter informações externas de várias dimensões, interpretar com precisão a semântica abstrata e planejar rapidamente os caminhos das tarefas, disse Zhang.

Outro robô lançado na conferência de imprensa é o Konka-1, um robô humanóide de rodas e braço único de segunda geração, que é ultraleve e considerado o primeiro de seu tipo na China.

Um vídeo reproduzido em conferência de imprensa mostra o robô – este em particular sendo referido como Ray – trabalhando em um ambiente familiar.

“Ei, Ray, por favor, me traga uma bebida gelada sem açúcar”, pede o dono de Ray no vídeo.

Ao receber seu comando, Ray deduz da palavra-chave “gelada” que deve procurar na geladeira uma bebida. Em seguida, interpretando a palavra-chave “sem açúcar”, ele lê os rótulos das garrafas para encontrar a correta. Por fim, o robô seleciona uma cola fria sem açúcar da geladeira e entrega ao seu dono.

Zhang disse que a CHRIC se concentrou na tecnologia “cerebral” de robôs humanoides, com o objetivo de criar o “cérebro mais poderoso” para essas máquinas.

Desde o início deste ano, o CHRIC fez mais de 30 conquistas tecnológicas líderes mundiais relacionadas a “cérebros” de robôs humanoides, incluindo o desenvolvimento do primeiro sistema de execução de tarefas multimodais do país para robôs humanoides.

O Konka-1, que tem o “cérebro poderoso” do CHRIC, pode entender rapidamente a intenção da tarefa, observar seu ambiente, inferir processos de tarefas, gerar fluxos de tarefas, controlar seus membros de forma independente e concluir tarefas com precisão, de acordo com Zhang.

O robô tem uma altura máxima de operação de 1,6 metro, um alcance máximo de braço de 1,1 metro e uma capacidade máxima de carga útil de 5,5 kg, estando na vanguarda da indústria de robótica, disse Zhang.

Como um dos robôs humanoides mais leves do mundo, a máquina completa pesa apenas 25 kg, enquanto a média da indústria varia entre 60 kg e 250 kg.

Sua relação carga-peso é de 0,22, a mais alta globalmente e mais de cinco vezes a média da indústria, disse Zhang, acrescentando que o robô possui uma autonomia de operação de oito horas, em comparação com a média da indústria de cerca de uma hora.

A indústria de robótica da China entrou em um período de rápido desenvolvimento nos últimos anos.

De acordo com um relatório sobre a indústria de robôs humanoides divulgado em julho na Conferência Mundial de Inteligência Artificial de 2024 em Xangai, a escala do mercado de robôs humanoides da China é de aproximadamente 2,76 bilhões de yuans (US$ 384 milhões) este ano. Até 2029, espera-se que se expanda para 75 bilhões de yuans, o que representaria 32,7% do mercado global.

“Nosso objetivo é fornecer soluções inteligentes e inovadoras em diversas aplicações, incluindo produção industrial e vida doméstica por meio de nossos robôs”, disse Zhang.

Os Jogos Mundiais são o evento esportivo internacional abrangente de mais alto nível para esportes não olímpicos. Os Jogos Mundiais de Chengdu serão realizados de 7 a 17 de agosto de 2025.

(Departamento municipal de economia e informatização de Chengdu/Divulgação via Xinhua)

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo