Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Vias expressas da China têm pilhas de carregamento em 97% das áreas de serviço

Beijing – As vias expressas da China contam com pilhas de carregamento em mais de 5,8 mil áreas de serviço, que respondem a 97% dessas áreas no país, informou o Ministério do Transporte nesta sexta-feira.

   No fim de novembro, a China tinha 33 mil pilhas de carregamento em áreas de serviço de vias expressas, um aumento de 12 mil em relação ao fim de 2023, disse o vice-ministro Li Yang durante uma coletiva de imprensa.

   Li disse que os veículos de nova energia (NEVs) representaram 15,9% do fluxo de tráfego das vias expressas durante o feriado do Dia Nacional deste ano, que ocorreu de 1º a 7 de outubro.

   “O número revelou que a adoção de veículos elétricos na China acelerou”, disse Li. Ele espera que mais carros elétricos cheguem às estradas durante o próximo feriado da Festa da Primavera.

   Dados industriais mostraram que a China vendeu mais de 1,5 milhão de NEVs no mês passado, respondendo por 45,6% das vendas de carros. Este número destaca que quase um em cada dois veículos vendidos na China agora é movido a combustíveis não fósseis.

   Com a adoção mais ampla de NEVs, os motoristas enfrentaram cada vez mais desafios para encontrar instalações de carregamento. Li disse que o ministério está trabalhando sem problemas e fazendo planos para o próximo pico de trânsito da Festa da Primavera.

   O ministério fará os preparativos com base nas variações de tráfego e aumentará o número de instalações de carregamento fixo e móveis, de acordo com Li.

   Os serviços de informação também verão melhorias adicionais. Ele disse que o layout e a disponibilidade das instalações de carregamento serão apresentados em plataformas como painéis de informações, aplicativos de navegação e miniprogramas desenvolvidos pelo governo.

   Para 2025, a China continuará a aumentar o investimento e a melhorar a rede de infraestrutura de carregamento ao longo das vias expressas para garantir que os motoristas de NEV possam ter viagens convenientes, disse Li.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo