Pequim – A principal taxa de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, índice referencial para empréstimos do mercado, ficou em 3,1% nesta sexta-feira, inalterada em relação ao mês anterior.
A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos credores baseiam as suas taxas de hipoteca, também se encontrou inalterada na relação à leitura anterior de 3,6%, de acordo com o Centro Nacional de Financiamento Interbancário.
Apesar de ter permanecido estável na sexta-feira, a LPR, divulgada uma vez por mês, caiu três vezes este ano, com a taxa de um ano caindo 35 pontos-base no total e a taxa de cinco anos caindo 60 pontos-base.
Os analistas acreditam que a taxa de empréstimo mais baixa ajudará a aliviar a carga de financiamento sobre empresas e indivíduos, estimulando, assim, o investimento empresarial e fortalecendo o poder de compra dos consumidores.
A China intensificou o ajuste anticíclico diante da pressão de queda da economia neste ano. Uma série de medidas foi implementada, desde cortes significativos nas taxas de juros para hipotecas de casas existentes, até à criação de novas ferramentas de financiamento para o mercado de capitais.
Durante a Conferência Central de Trabalho Econômico realizada na semana passada, os formuladores de políticas chineses decidiram implementar uma política econômica moderadamente frouxa em 2025.
O país reduzirá o depósito compulsório e as taxas de juros no momento adequado, como parte dos esforços para garantir que os crescimentos do financiamento social e da oferta monetária correspondam às metas esperadas de crescimento econômico e níveis de preços.