Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Parte continental chinesa pede intercâmbio e cooperação ativa através do Estreito

Harbin – Um funcionário da parte continental chinesa solicitou intercâmbio e cooperação ativa entre os dois lados do Estreito de Taiwan, fazendo as observações ao se reunir com convidado de Taiwan nesta quarta-feira.

Song Tao, chefe do Departamento de Trabalho de Taiwan do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, reuniu-se com Ma Ying-jeou, ex-presidente do Kuomintang Chinês, e representantes de pedidos de Taiwan em Harbin, capital da Província de Heilongjiang, no nordeste da China.

Song transmitiu saudações de Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, aos convidados, que vieram para participar de um festival de neve e gelo da juventude através do Estreito.

Ele pediu às pessoas de ambos os lados do Estreito — todas as chinesas — que priorizem o futuro do país e os interesses da nação, defendam o princípio de Uma Só China e o Consenso de 1992 e se oponham firmemente ao separatismo da “independência de Taiwan ” e à interferência externa.

Ele também pediu às pessoas que trabalhassem juntas para melhorar as relações através do Estreito, manter a paz e a estabilidade no Estreito e buscar a revitalização nacional.

Expressando sua gratidão pelas saudações de Xi, Ma disse que as pessoas de ambos os lados do Estreito — todos os membros da nação chinesa– devem defender o Consenso de 1992, opor-se à “independência de Taiwan”, expandir o intercâmbio e a cooperação e trabalhar juntos para promover o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito. 

Sair da versão mobile