Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Ascensão do primeiro porta-aviões construído internacionalmente na China

(230410) -- NANJING, April 10, 2023 (Xinhua) -- This photo taken on April 9, 2023 shows a J-15 fighter ready to take off from aircraft carrier Shandong during the combat readiness patrol and military exercises around the Taiwan Island carried out by the Eastern Theater Command of the Chinese People's Liberation Army (PLA). The Eastern Theater Command of the PLA has accomplished all tasks in the combat readiness patrol and military exercises carried out from April 8 to 10 around the Taiwan Island. The operations have comprehensively tested the integrated joint combat capability of the PLA's multiple services and arms under actual combat conditions. (Photo by An Ni/Xinhua)

Beijing – O primeiro porta-aviões construído internamente na China, o Shandong, partiu graciosamente do cais para seu último exercício de treinamento marítimo de 2024, banhado pela luz dourada do sol de inverno em um porto naval em Sanya , Hainan, uma província insular mais ao sul da China.

   Há cinco anos, em 17 de dezembro de 2019, o Shandong foi oficialmente entregue à Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) Chinês, anunciando o início da era dos dois porta-aviões do país.

   Batizado com o nome da Província de Shandong, é o segundo porta-aviões da China, depois de Liaoning, um navio reformado fabricado pela União Soviética e que foi comissionado em 2012.

   Desde que entrou em serviço ativo, o Shandong foi rapidamente integrado às operações conjuntas e aos sistemas de combate marítimo de longo alcance, com o avanço constante das capacidades operacionais do grupo de ataque de porta-aviões.

   “A eficácia conjunta do grupo de ataque de porta-aviões é fundamental para o seu poder de combate”, disse um comandante do Shandong.

   Isso foi exibido em abril de 2023, quando o Comando do Teatro Oriental do ELP lançou uma patrulha de prontidão de combate e exercícios militares ao redor da Ilha de Taiwan.

   Durante os exercícios, o grupo de ataque dos porta-aviões Shandong, estacionado no leste de Taiwan, coordenou-se com as forças marítimas e aéreas destacadas para realizar missões de defesa aérea, antissubmarino e outras. As aeronaves J-15 baseadas em porta-aviões foram lançadas em sucessão, estabelecendo rapidamente o sistema de combate do grupo de ataque na área de exercícios.

   Como uma força vital para operações de longo alcance, Shandong permanece preparado para dissuadir ameaças à distância em tempos de paz e atacar de forma segura em tempos de guerra.

   O oficial de voo Zeng Wenhui lembrou um incidente quando uma audiência de reconhecimento estrangeira se mudou. Depois de receberem a ordem, eles lançaram rapidamente os jatos de combate. “Uma vez no ar, nossos jatos forçaram a aeronave provocadora a recuar.”

   Do treinamento individual de navios para exercícios de frota, e exercícios próximos à costa para missões de longo alcance, o Shandong alcançou uma série de marcos e conquistas.

   O Shandong distribuiu consistentemente novos registros para o maior número de decolagens e pousos consecutivos de aeronaves.

   Em outubro de 2024, as formações dos porta-aviões Liaoning e Shandong realizaram um exercício de formação de porta-aviões duplo pela primeira vez no Mar do Sul da China. Durante o exercício, as caças J-15 voaram em uma formação de cunha sobre os grupos de dois porta-aviões.

   A China apresentou seu terceiro porta-aviões, o Fujian, em junho de 2022. O porta-aviões, batizado em homenagem à Província de Fujian, é o primeiro porta-aviões da China equipado com catapulta. Com um deslocamento de carga total de mais de 80.000 toneladas, o Fujian apresenta um convés de voo reto com catapultas eletromagnéticas e equipamentos de retenção.

   O Fujian concluiu seus primeiros testes no mar em maio de 2024, com mais testes planejados à medida que a construção continua.

Sair da versão mobile